senha

143 Anos de Fundação do Instituto das FMA

em 06/08/2015 | 00h00min

143 Anos de Fundação do Instituto das FMA

No dia 5 de agosto a Família Salesiana comemora a fundação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora. Neste ano, são 143 anos de dedicação aos jovens. Conheça a história das salesiana:

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado no dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, na Itália. Dom Bosco ansiava pela criação de um instituto feminino que pudesse realizar o trabalho educativo e evangelizador que já era promovido entre para meninos. Ao conhecer Maria Domingas Mazzarello e o trabalho que ela realizava, enxergou a possibilidade de tornar seu sonho realidade. Madre Mazzarello foi a co-fundadora e primeira diretora do Instituto.

O Instituto das FMA conta atualmente com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco continentes. Elas atuam em escolas, centros de formação profissional, casas-lares, obras para meninas de rua, associações para o tempo livre, voluntariado, catequese, obras de primeira evangelização, trabalho com indígenas, obras de promoção da mulher, atividades de microcrédito e microeconomia, entre outras.

No Brasil, as Filhas de Maria Auxiliadora fundaram sua primeira casa, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, 1892, na cidade de Guaratinguetá, SP. Atualmente, existem nove inspetorias FMA compostas por paróquias, oratórios, obras sociais e escolas.

A Inspetoria Nossa Senhora da Penha é composta por onze Comunidades e abrange os Estados do Rio de janeiro e do Espírito Santo.

Fonte: Redação