senha

Palavra de Ir. Ana Teresa - junho

em 09/06/2015 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa - junho

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - Circ.06/2015

Queridas Irmãs,

O coração de Jesus é o símbolo do infinito amor de Deus pela humanidade.

“Não temas, eu estou contigo, eu te pego pela mão”. São palavras do Senhor que nos fazem entender esse misterioso amor que Ele tem para conosco. E quando Jesus fala de si mesmo, diz: ‘Eu sou manso e humilde de coração’. Também Ele, o Filho de Deus, se abaixa para receber o amor do Pai. Ele sempre nos precede, nos espera sempre. “Quando nós chegamos, Ele já está lá. Quando nós O procuramos, Ele já nos procurou primeiro. Ele está sempre diante de nós, espera-nos para nos receber no seu coração, no seu amor. Para exprimir-se, precisa da nossa pequenez, do nosso abaixar-se. E também precisa do nosso estupor quando o procuramos e o encontramos ali, esperando-nos”. (Homilia do Papa Francisco – Festa do Coração de Jesus – 2014).


Madre Mazzarello muitas vezes fala do coração, sempre em sentido profundo, semelhante ao da Bíblia. A santidade deve estar arraigada no coração (C.62), isto é, autêntica, verdadeira, profunda, íntegra. Muitas vezes exorta suas filhas a terem um coração grande e generoso. “Não tenham o coração mesquinho, mas um coração generoso, grande e sem tantos temores” (C.24).

Grandeza do coração significa abertura total da própria humanidade para o infinito, deixar-se invadir pelo amor de Deus, amor sem medida, e responder a esse amor com todas as potencialidades do próprio ser. Assim com essa disposição interior indispensável para viver o primado de Deus, a centralidade eucarística – expressão máxima do amor doação, seremos capazes de transbordar no viver de cada dia, expressões de amor, de gratuidade e de alegria sincera, fruto de um coração pleno, feliz e totalmente tomado pelo amor infinito de Deus-amor.

Nosso Deus é um Deus de coração grande, e deve ser acolhido com um coração grande. Somente um coração grande e aberto sabe reconhecer, como Maria: “O Onipotente fez em mim grandes coisas”, e, deixar-se inundar pela infinita grandeza de Deus. Um coração pequeno vê tudo pequeno, e mede tudo com sua própria medida, estreita e mesquinha. 

Somente um coração grande sabe descobrir a grandeza de Deus em sua criação, pode ter a sabedoria de perceber a beleza, de provar e achar sabor em tudo. Pode ser capaz de sentir admiração, pode cantar com o Salmista: “Ó Senhor, nosso Deus, como é grande o vosso amor por toda a terra! ”.

Uma outra característica da sabedoria de coração de Madre Mazzarello,é aquela expressa na imagem que ela usa com simplicidade: manter vivo o fogo que Deus acendeu em nosso coração (cf. Cartas: 15,24,41). A imagem do fogo também é profundamente bíblica: indica a presença ativa de Deus, sua força renovadora, seu amor. 

Está aí o aspecto dinâmico do coração. O coração grande e generoso deve ser ardente, sempre em atividade, como a chama que, se é alimentada, sobe sempre mais alto, emanando luz e calor e contagiando, transformando em fogo ardente tudo aquilo que encontra.

Neste mês do Coração de Jesus somos convidadas a olhar para Jesus e pedir um coração humilde, semelhante ao seu, um coração ardente, cheio de caridade, um coração grande e generoso, capaz de se doar gratuitamente, reconhecendo que tudo que a gente é e tem, veio gratuitamente de Deus.


Com o coração agradecido reconhecemos o Deus sempre presente:

- Nas várias homenagens a Mãe Auxiliadora durante o mês de maio, principalmente a Grande Festa. Este ano com um cunho especial do bicentenário de Dom Bosco;

- No encontro dos educadores dos Projetos Sociais de Resende e Belford Roxo que aconteceu em Resende, nos dias 15 e 16 de maio;

- Na realização com sucesso do Encontro Nacional das Ecônomas Locais (ENEL), realizado em Brasília nos dias 27-29/05. Da Inspetoria participaram as ecônomas das escolas que participam da RSE: Ir. Sirlene, Ir. Aurélia, Ir. Maria Inarlete e Ir. Ana Maria Paes - Ecônoma Inspetorial;

- Nagrande alegriae no compromisso vivenciados junto a um grupo 15 Jovens e Adultos e algumas Irmãs noVIDES – Campo de Formação que aconteceu em Rio das Ostras nos dias 30 e 31 de maio. Grande agradecimento a Comunidade Religiosa de Rio das Ostras que acolheu e se fez presente durante todo o encontro.


Coloquemos sob a proteção de Maria as atividades de Junho:

- dia: 08/06 – Reunião do Conselho Inspetorial

- dia: 09/06 – Reunião dos Conselhos Inspetoriais (ISJB/IMM/INSP) – Belo Horizonte – Inspetoria dos Salesianos

- dias:  12 a 14/06 – Encontro Nacional de Ação Social (ENAS) - Brasília

- dias:  20 e 21/06 – Encontro dos Educadores Sociais da Inspetoria – INSA/Rio


Nestes dias em que a presença do Espírito Santo se fez sentir particularmente renovada e atuante na Igreja, desejo que os frutos de Pentecostes sejam abundantes na nossa vida e na nossa missão de educadoras e evangelizadoras segundo o coração de Deus.


Permaneçamos animadas e em comunhão de orações.

Meu abraço, Ir. Ana Teresa 

Fonte: Redação