senha

Congresso da Vida Consagrada

em 12/04/2015 | 00h00min

Congresso da Vida Consagrada

Mais de 2 mil religiosas e religiosos de todas as regiões do Brasil participaram de 07 a 10 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida/SP, do Congresso Nacional da vida Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O evento teve como tema “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: atitude profética, processo mistagógico”, e lema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?(Lc24,32), á luz do tema do Ano da Vida Consagrada proposto pelo papa Francisco “Vida Consagrada na Igreja hoje: evangelho, profecia e esperança”.

Dentre os participantes destaca-se a presença da presidente da Confederação Latino-americana e caribenha de Religiosos e Religiosas, Ir. Mercedes Casas Sanchéz (Colômbia); o arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, Dom Jaime Spengler; e o arcebispo de Aparecida/SP e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno. O bispo anfitrião, Dom Raymundo, em sua saudação inicial agradeceu aos que vivem sua vocação nas diversas realidades, com testemunho existencial e missionário, assim como inúmeros serviços apostólicos.

Durante os três dias o Congresso versou sobre a identidade dos consagrados, o seguimento radical de Jesus e a missão como serviço ao povo de Deus. A programação contou com as seguintes palestras temáticas: Resgatando o caminho (Pe. Geraldo Kolling); Peregrinos vigilantes, místicos militantes, profetas de uma Igreja em saída – linhas forças das Cartas “Alegrai-vos” e “Perscrutai” (Pe. Paulo Suess); Alcançados pelo mistério (Ir. Annette Havenne); Acolhendo a mistagogia (Rosemary Costa); Oportunidades e perspectivas para a vida consagrada no mundo contemporâneo (Ir. Afonso Murad); Luzes e esperanças na vida consagrada da América Latina (Ir. Mercedes L.C. Sánchez); A alegria de ser enviados/as em missão (Pe. Estevão Raschetti).

O evento também foi um momento forte de mística, de vivência e partilha de vida entre os religiosos/as. Com a eucaristia celebrada na Basílica Nacional foi concluído o Congresso da Vida religiosa Consagrada.

Da nossa Inspetoria participaram: Ir. Ana Teresa, Ir. Ana Maria Paes, Ir. Adma, Ir. Inarlete, Ir. Zelina, Ir. Neuza, Ir. Aurélia.

veja mais fotos

Fonte: Redação