senha

Palavra de Ir. Ana Teresa - Fevereiro

em 06/02/2015 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa - FevereiroInspetoria Nossa senhora da Penha - RJ/ES – Circ. 022015

Gostaria de dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria.
Onde estão os consagrados, há sempre alegria.
Os religiosos devem ser homens e mulheres
capazes de despertar o mundo.
(Papa Francisco)

Queridas Irmãs,

Imagino-as felizes e entusiasmadas em meio às muitas atividades junto às crianças, jovens e educadores que chegam às nossas casas e dão um colorido diferente aos pátios, corredores e outros ambientes, neste início de ano letivo.
Sei também, das grandes e reais preocupações ante as muitas exigências que nos circundam quando se trata de educação. De manter em funcionamento alguns setores, de dar qualidade ao ensino e ao fazer educativo. De acompanhar efetivamente os educadores nas suas múltiplas dificuldades e deficiências culturais, sociais e pedagógicas. O importante é que os jovens, os educadores encontrem pessoas que sejam companheiras, que estejam dispostas a orientá-los, a ouvi-los e acolhê-los com carinho como nos ensina Dom Bosco.
Este mês, desde o seu início, fomos convidadas a repensar nossa reposta vocacional como religiosas. Em vários lugares, no dia dois celebrou-se o dia da vida religiosa consagrada. O Papa Francisco nos fala: Que os consagrados sejam “sinal de humanidade plena”. E continua: “Hoje as pessoas precisam certamente de palavras, mas sobretudo têm necessidade que testemunhemos a misericórdia, a ternura do Senhor, que aquece o coração, desperta a esperança, atrai para o bem.”
O testemunho passa a ser um compromisso com a missão que abraçamos como educadoras. Testemunhar a alegria de ser consagradas, de doar com alegria a vida no dia a dia. Alegria que se enraíza na escuta fiel e perseverante e na meditação da Palavra de Deus, na escola do Mestre, que, para nós, nasce desde o momento no qual Jesus olhou para nós com amor e nos chamou.
A fonte dessa alegria é o contato com o Mestre, o cultivo diário de uma relação de intimidade. A oração é a fonte de fecundidade da missão. Quando falta um olhar de fé a própria vida vai perdendo gradativamente o sentido, o sabor e o ardor enfraquece.
Sejamos nós portadoras da verdadeira alegria e da fé vivida em comunidade, espaço onde podemos expressar o amor fraterno, a solidariedade, a partilha e ousar ser sinais de uma vida profética onde seja possível viver a lógica evangélica do dom, da fraternidade, da diversidade e do amor recíproco.
Agradeçamos a Deus o despertar vocacional de algumas jovens e continuemos nossas orações e empenho no trabalho vocacional. Esse é um compromisso inspetorial que todas devemos abraçar.

Em Fevereiro teremos:
- 07 – pela manhã: reunião de Conselho e à tarde: reunião com as Diretoras e Ecônomas das escolas e faculdades.
- 27 – reunião de Diretoras.
- 28 – pela manhã: reunião com as Diretoras, ecônomas e algumas Irmãs convidadas – Projeto de gestão administrativa, e à tarde: equipe do VIDES.

Seja este ano do Bicentenário de Dom Bosco um renovarmos a coragem e o olhar profético, deixando-nos guiar pelo Espírito que sempre nos aproxima da novidade de Deus.

Abraço-as com carinho de irmã,
Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação