senha

Falecimento de Dom Braido

em 12/11/2014 | 00h00min

Falecimento de Dom Braido

A comunidade religiosa da Visitadoria Salesiana “Maria Sede de Sabedoria” e a comunidade acadêmica da UPPS anunciam o falecimento de Dom Pietro Braido ocorrido às 20h30 do dia 11 de novembro. Os atos fúnebres ocorrerão quinta-feira, dia 13, às 11h30, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma.

Padre Braido, 95 anos, 78 de profissão salesiana e 67 de sacerdócio, nasceu em Conegliano Veneto, em 1919. Fez a primeira profissão religiosa em Este, Vêneto (Itália), no dia 22 de agosto de 1936. Em 16 de agosto de 1942 ligou-se para sempre à Congregação Salesiana com a profissão perpétua, em Villa Moglia. Foi ordenado sacerdote em Turim, no dia 6 de julho de 1947.

O seu nome está estreitamente ligado a Dom Bosco, sobretudo, na sua acepção de ‘educador’. Muitas são as “obras-primas” nascidas da fértil inteligência do padre Braido, dedicadas não só e sobretudo ao aprofundamento da pedagogia de Dom Bosco, mais também à sua espiritualidade.

“Recordam-no com afeto e estima como salesiano admirador e estudioso de Dom Bosco e do seu Sistema Preventivo, ilustre docente de Pedagogia e História da Catequese, decano da Faculdade de Ciências da Educação, reitor magnífico da Universidade Pontifícia Salesiana e, além disso, diretor do Instituto Histórico Salesiano, da Congregação. Entregue ao serviço da cultura e ao mesmo tempo guia espiritual de tantos jovens, alunos, professores e famílias, entregou sua vida totalmente ao serviço dos jovens, da Igreja e da Família Salesiana”, assim refere a mensagem enviada pelo reitor-mor.

Fonte: Redação