senha

India. Entre os Pobres com Amor e Ternura

em 02/11/2014 | 00h00min

India. Entre os Pobres com Amor e Ternura

O Sul da Índia, relativamente às margens das grandes invasões do passado, representa a parte mais autêntica da Índia: a verdadeira Índia, o País mágico dos sorrisos e dos odores penetrantes, da miséria chocante onde a vida humana pode não ter nenhum valor. 

Ouçamos o testemunho de Ir. Kanickaraj Mary Tamizharasi, delegada da Inspetoria São Tomé Apóstolo (INM), atualmente Vigária Inspetorial e animadora da Comunidade de Chennai.

«A Índia é uma nação complexa, com diversidades de todo gênero seja pela geografia, a cultura e as tradições religiosas e sociais. A população, aproximadamente um bilhão de habitantes, está dividida com base nas castas, religião, língua e região. O nosso País está caminhando  para um forte desenvolvimento tanto em nível econômico quanto tecnológico. A maior parte das famílias procura oferecer uma educação formal aos próprios filhos. Os jovens têm a grande ambição de estudar e de ter uma vida melhor. Alguns deles sonham deixar o País em busca de melhores oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Por este motivo foram construídas por diversos empresários muitas Escolas Técnico-Profissionais e Faculdades de Medicina e de Engenharia, considerando assim a Instrução/Formação como uma mercadoria. 

A Índia, mesmo a caminho de se tornar uma nova  potência mundial, não consegue proteger as crianças e os jovens que vivem em graves situações de risco, com a exclusão das escolas, particularmente nas cidades. Os cristãos são uma minoria, todavia com nossa presença e missão educativo-evangelizadora conseguimos atingir a maior parte das pessoas e  oferecer uma educação de qualidade juntamente com os  valores evangélicos. A situação política é incerta, o governo atual favorece o fundamentalismo hindu motivo pelo qual os cristãos vivem momentos dolorosos causados por atos de violência e perseguição por parte dos fundamentalistas que percebem os cristãos e os muçulmanos como inimigos da Pátria.

As comunidades fma procuram  responder com coragem e audácia às expectativas e às necessidades das pessoas. Favorecem a qualidade da formação formal e informal para os jovens, sobretudo aos universitários. Ao mesmo tempo promovem os valores humanos e cristãos e educam segundo o método do Sistema Preventivo para que os jovens cresçam como "bons cristãos e honestos cidadãos". A sua missão é também ir para as periferias (estações ferroviárias e rodoviárias) em busca das jovens mulheres exploradas e maltratadas, que são acolhidas em nossa casa “Marialaya” (casa de Maria). Cuidamos delas, reabilitando-as e lhes oferecendo oportunidades mais decorosas de trabalho.

As fma trabalham também  no Sri Lanka, onde ainda se vive a dor e o desespero da guerra que levou ao ódio, à violência, à morte. Muitas crianças e jovens ficaram órfãos, sem teto e sem alguém que cuidasse deles e de sua educação. As  fma do Sri Lanka acolhem os órfãos de guerra nas suas casas e os acompanham dando sentido e alegria às suas vidas. 

Com o nosso testemunho queremos dar uma mensagem de esperança e de resgate para muitas crianças, jovens e mulheres que frequentam os nossos Centros, para que experimentem a alegria, a acolhida, a aproximação. Viver neste território não é trabalho mas é uma missão, é o apelo a 'sair' para viver como samaritanas ao lado da nossa gente.

Fonte: Redação