senha

Aprendendo com os Povos Indígenas no CCEEF

em 28/04/2017 | 00h00min

Aprendendo com os Povos Indígenas no CCEEF

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio, este ano as educadoras  junto com as Irmãs Salesianas do Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro – Resende realizaram atividades diferentes dos outros anos. Ao invés de caracterizar as crianças e adolescentes como os povos indígenas, foi favorecido aos educandos experimentarem um pouco da cultura indígena.

Inicialmente foi apresentado, através do mapa do Brasil, a quantidade de povos indígenas segundo estimativas das últimas pesquisas realizadas no país. Os grupos dos Sementinhas do Amor (06 a 09 anos) conheceram as ervas medicinais usadas pelas tribos indígenas. Algumas crianças trouxeram para o grupo ervas que a avó ou a mãe tinham em casa, e puderam sentir o cheiro, a textura e compartilhar a função da erva na cura de doenças. O encantamento da descoberta estava expressa em cada criança.

Encerrando a semana todos os grupos nos períodos matutino e vespertino puderam experimentar comidas de origem indígena. No dia 20 de abril o cardápio do lanche foi: bolo de milho, mandioca (ou aipim), pipoca e suco de guaraná, e todos puderam conhecer a origem indígena de comidas que estão acostumados a ver em suas casas.

veja mais fotos

Fonte: Redação