senha

Feira Literária conta e encanta no Castelo/Macaé

em 24/10/2019 | 00h00min

Feira Literária conta e encanta no Castelo/Macaé

Estudantes do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo/Macaé realizaram um mergulho pelo universo da literatura, do teatro e da música. Isto porque aconteceu, no pátio do segmento, o Espaço Literário "Histórias que contam e encantam", como culminância desta edição do Projeto Gente de Lê.

Foram dias de muitas apresentações envolvendo teatro, musicais, recitais, exposições de produções literárias, além da Feira de Livros da Eldebra Editora. A professora Juliana Oliveira explica que a semana literária foi pensada a partir da literatura trabalhada no Gente Que Lê, dando aos estudantes a liberdade de escolher as histórias que mais se identificaram.

"Ao longo do ano, os alunos leram em torno de 30 títulos de livros diferentes. A partir daí eles foram estimulados a escolher o livro preferido para retratar de alguma forma, seja por teatro, musical, produção de texto, artes plásticas", disse Juliana, informando que todo trabalho é realizado em parceria com as professoras de cada turma.

As turmas dos 4º e 5º anos representaram seus personagens favoritos em esculturas expostas no pátio e criaram uma nova história para os personagens. O 2º ano fez uma releitura do livro "Que barulho foi aquele" em forma de teatro musical.

Já o 3º ano, diversificou nas formas de abordagem. O 3º ano A criou uma nova história denominada "O Lobo é Mau" onde a ideia é mostrar justamente o contrário: que o lobo é uma figura boa e que as pessoas é que possuem uma visão errada dele. 

Os alunos do 3º ano B encantaram-se com a Coleção "Casa na Árvore" e criaram a árvore exposta no pátio de acolhida (que serve como estante de livros), além de produzem textos que foram compilados em um livro cujo nome é "Casa na Árvore com 21 andares".  

O 3º ano C encenou uma peça teatral baseada nos personagens mais famosos de Ziraldo, Maurício de Souza e Monteiro Lobato, defendendo os autores de forma bem-humorada. E os 3º anos D e E escolheram se vestir dos personagens do seu livro favorito para uma apresentação de música, bem como, produziram um livro de receitas e um cordel.

veja mais fotos

Fonte: Redação