senha

Consciência Ambiental e Solidariedade Marcam Abertura da CF em Macaé

em 16/03/2017 | 00h00min

Consciência Ambiental e Solidariedade Marcam Abertura da CF em Macaé

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o cuidado com a criação, especialmente dos biomas brasileiros, alunos e docentes do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé, participaram da abertura da Campanha da Fraternidade 2017 (CF-2017), no dia 10 de março, cujo tema desse ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

O evento promovido no período da manhã e tarde, apresentou como ponto alto o lançamento da Campanha Solidária Social que consiste na doação de alimentos às pessoas necessitadas e abandonadas, por meio do Projeto “Comida dos Carentes”, que acontece na Paróquia São João Batista. A arrecadação de alimentos (arroz, feijão, fubá, macarrão, óleo e sal) vai acontecer até o dia 12 de abril e a distribuição dos alimentos, pela Paróquia São João Batista, ocorre todas as segundas, quartas e sextas, a partir das 16h30.

A diretora da INSG/Macaé, Ir. Carmelita Agrizzi, e o professor e coordenador da Pastoral Escolar, Junior Guzzo, falaram com os estudantes sobre a importância de valorizar a vida e do cuidado que devemos ter com o meio em que vivemos.

“É muito importante compreendermos que somos aqueles que devemos cuidar e guardar a vida. Assim, nesta acolhida, buscamos promover uma reflexão sobre nossos hábitos em casa, na escola, de forma que esses jovens entendam a necessidade de sermos sempre guardiões do lugar comum”, salientou a Ir. Carmelita, seguida do professor Junior Guzzo. “Como Mahatma Gandhi disse, ‘Nos devemos ser a mudança que queremos ver no mundo’, por isso é tão essencial que a percepção de mudança parta de cada um de nós e então tenha reflexo no coletivo”, falou.

Por sua vez, a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I, Raquel de Aguiar, disse que “achou muito legal a campanha de doação de alimentos para pessoas que precisam e que para ajudar a não poluir o meio ambiente devemos começar não jogando lixo no chão, por exemplo”.

A abertura contou ainda com apresentação do tema da CF 2017, reflexões sobre degradação ambiental, momentos de oração e apresentações de dança e de música.

veja mais fotos

Fonte: Redação