senha

Dia Nacional do Livro no INSG/Macaé

em 22/04/2015 | 00h00min

Dia Nacional do Livro no INSG/Macaé

No INSG/Macaé, o Dia Nacional do Livro (18 de abril) foi lembrado nos projetos de leitura desenvolvidos pela escola. Na Educação Infantil, é realizado o Projeto “Viajando no mundo das Fábulas”. A Coordenadora deste segmento, Sionéia Cancela, explica que por meio de linguagem simbólica das fábulas, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo interior para o mundo exterior, aprendendo a estimular a imaginação e se expressar sobre suas ações e linguagens.

Há também o Projeto “Ciranda do Livro”, que tem como proposta embarcar nas fantasias das histórias infantis e usar a imaginação para multiplicar experiências educativas, promovendo o desenvolvimento cognitivo das crianças e envolvendo os pais no processo de aprendizagem.

O trabalho é desenvolvido pelos professores, que utilizam livros diferentes para tornar as atividades de casa ainda mais dinâmicas. Semanalmente a criança leva pra casa uma caixa com publicações infantis e escolhe um deles para ler com os pais. Após a leitura, pais e filhos reproduzem o conto por meio de dramatizações, maquetes, fantoches, cartazes e outros meios. A criação é livre e serve para ajudar os pequenos aprendizes a contar a história para os colegas de classe.

Já no Ensino Fundamental I, a escola realiza o Projeto “Gente que lê”. A iniciativa promove uma ciranda de livros na qual, para cada leitura, são realizadas atividades diferenciadas. No encerramento do trimestre, é produzida uma encenação inspirada em uma das obras lidas durante a ciranda.

- Promovemos atividades como interpretação, adaptação do texto, apresentação (em forma de cartazes, música, poesia ou encenação teatral). Isso tudo de forma interdisciplinar, para que as crianças comecem a se familiarizar com a leitura - explica a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório.

veja mais fotos

Fonte: Redação