senha

Educomunicação: força profética do Sistema Preventivo

em 10/10/2019 | 00h00min

Educomunicação: força profética do Sistema Preventivo

De 2 a 6 de setembro realizou-se em São Paulo, no Instituto Salesiano Pio XI, o I Seminário Interamericano de Educomunicação das FMA com o tema “Educomunicação: Força Profética do Sistema Preventivo” e o lema “Jesus se aproximou e caminha com eles” (Lc.24,15), organizado pela ECOSAM.

Em linha com o CG XXIII, que renovou a opção carismática da Educomunicação e diante dos desafios da contemporaneidade, o seminário propôs uma releitura da Educomunicação a partir do ponto de vista do Sistema Preventivo, como força profética no contexto contemporâneo.

“Vivemos em um contexto de grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, religiosas e tecnológicas que influenciam todas as dimensões do ser humano e, ao mesmo tempo, enfrentamos grandes desigualdades sociais e visões do mundo que levam ao individualismo, ao subjetivismo e racionalismo. Neste cenário, a visão antropológica que se forma é muitas vezes distorcida e não corresponde à visão pessoal proposta pela fé cristã. Estes elementos devem ser considerados de maneira que intencionalmente e com projetualidade se procurem alternativas em vista da educação integral da pessoa.                                  O Sínodo dos jovens foi uma provocação para repensar o nosso trabalho em relação às culturas juvenis, de modo a poder fazer propostas significativas capazes de transformar a realidade em que trabalhamos”. (Equipe Ecosam)

Com objetivo de aprofundar a educomunicação a partir de uma visão crítica da realidade, elaborar uma proposta em continuidade prática e reflexiva da Educomunicação a partir do Sistema Preventivo e reler os itinerários de formação e o Projeto de Pastoral Juvenil na ótica da transversalidade da Educomunicação, o Seminário foi um espaço de diálogo, aprofundamento e troca de experiências para qualificar o trabalho educacional e promover a cultura do encontro que forma e transforma.

Cerca de 70 participantes estiveram presentes, dentre eles: Inspetoras, Presidentes de Conferência, Coordenadoras de Comunicação, Delegadas da Formação e Pastoral Juvenil de cada Conferência, leigos e especialistas, a Coordenadora da Ecosam Irmã Marcia Koffermann, a Conselheira dos Âmbitos para a Comunicação Social, Irmã Maria Helena Moreirra e as colaboradoras Irmã Rosa Mollo, Irmã Elisa Molinari e Irmã Gabriella Imperatore.

O seminário contou com apresentações de quatro especialistas externos: a professora Letícia García (“Revolução 4.0 e sua influência sobre a Educação”), o padre Gildásio Mendes (“Sistema Preventivo e Neurociência”), o professor Ignácio Aguaded (“Educomunicação em vista da integralidade da pessoa”) e o professor Ismar Soares, (“Educomunicação: compromisso para a transformação social”).

A relação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil com os pesquisadores e profissionais da Educomunicação ganhou densidade com a decisão da Rede Salesiana de Escolas de filiar-se à ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisa e Profissionais em Educomunicação).

Os interessados em conhecer o universo salesiano e sua opção pela Educomunicação podem consultar os livros “Educomunicação: desafio à família salesiana” e “Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação”, de autoria coletiva, publicados pela Editora Dom Bosco; o livro “Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco”, de Antonia Alves Pereira, sócia da ABPEducom; e a tese “Praxis de la misión educativa de Las hijas de María Auxiliadora desde el referente teórico de la educomunicación”, produzida por Rosa Ventura Mollo Freytas na Universidade Feminina do Sagrado Coração (Peru).


veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos