senha

Palavra da Inspetora

em 17/07/2019 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha

Circular 07/2019

 

Então permaneça firme:“Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2 Tm 2.1).

 

Queridas Irmãs,

A vida nos foi dada como presente, dom gratuito de Deus que no seu amor de Pai/Mãe reserva àqueles que lhe são queridos a melhor parte. Sim, assim é certamente a relação de Deus para conosco que a Ele entregamos diariamente a nossa vida consagrada como serviço a uma missão.

O estar a serviço dá significado à vida, dá sentido e enobrece a pessoa nas suas escolhas devida. Sabemos que, como dom do Espirito, o carisma educativo que configura a nossa vocação tem um intrínseco dinamismo profético. Ele exige que assumamos cada dia uma mentalidade de mudança na linha evangélica, para traduzir a intuição original dos fundadores na realidade concreta em que vivemos e atuamos.

Enraizadas nas origens da nossa família religiosa encontramos a experiência educativa de Maria Mazzarello e das primeiras Irmãs de Mornese que, ainda hoje, são para nós inspiração de vida. A primeira comunidade encarna um jeito de ser consagradas que, estando no meio do povo, exprime a mística de um amor radical por Jesus, cultiva uma dedicação missionária que abre à vida cotidiana grandes horizontes apostólicos,vive com simplicidade a alegria, ‘sinal de um coração que ama verdadeiramente o Senhor’ (C.60,5), embora muitas vezes visitadas pela doença, morte e pela experiência dos limites humanos.

Inserida na Igreja local, e, atenta às pessoas e ao contexto, a primeira Comunidade soube conjugar com criatividade o próprio ser educadora para a juventude, com sua identidade de mulheres consagradas, habitadas pelo mistério de Deus, continuamente à escuta da sua voz para aprender dele a verdadeira sabedoria da vida. Mesmo com limitações evidentes, mas dóceis ao Espirito, constroem juntas a ‘casa do amor de Deus’, vivendo entre si uma reciprocidade de relações rica de valores evangélicos (cf. PF p. 19).

As/os consagradas/os são testemunhas de esperança e paz, são aquelas/es que, com sua extrema doação,testemunham a fidelidade ao Evangelho, um amor extremamente forte por Jesus Cristo e pelo Reino. Na vida do cristão, tudo deve se remeter a Deus, não há dimensão da vida do ser humano e muito menos das pessoas de fé que não tenha relação com Deus, isso significa que a pessoa é livre e graças à luz interior pode discernir aquilo que a aproxima de Deus e aquilo que a leva para longe dele.

Há uma historinha que expressa bem o que quero dizer com isso. Conta-se que, em Paris,na França, alguns acadêmicos críticos e maliciosos, informados da vida e atividades do Cura d'Ars e das inúmeras pessoas que iam visitá-lo em peregrinação, estavam incomodados com sua fama e combinaram que um deles fosse até a Aldeia de Ars, a fim de observar os fatos em segredo. Depois, teriam motivos de sobra para suas zombarias e, inclusive, provas para desmascarar aquele que eles julgavam ser um enganador do povo. Conforme combinado, um deles foi escolhido para ir até o local. Voltando, permaneceu calado e pensativo,havia mudado completamente seu comportamento. Quando cercado pelos amigos, que o enchiam de perguntas curiosas e indiscretas, ele apenas respondeu:“Calai-vos, irmãos, eu vi Deus num homem!”.

É que a vida de quem viu Deus, seja como for, toma nova direção.Constatamos isso em diversas passagens da Sagrada Escritura, fato que não mudou com a modernidade de nossos tempos.

Que nosso testemunho de vida cristã leve muitos a contemplar Deus em nós.

 

Com carinho de irmã,

Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação