senha

Palavra da Inspetora

em 15/02/2019 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 01-02/2019 

Queridas Irmãs,

Nós pertencemos ao dia.

"Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação." (1 Tessalonicenses 5:5-8)

Nestas palavras se desenha um itinerário da vida cristã: uma contínua busca da verdade, do sentido da vida, de relações verdadeiras, fraternas porque construídas sobre a rocha firme e tecidas a partir da certeza de que somos todos irmãos e caminhamos à luz do dia para um mesmo desfecho. O cristão sabe que tudo é palha em comparação com aquilo que ele espera. É Santo Agostinho quem escreve: "Até que isto se realize, nada de bom nos basta, e Deus queira que não baste, para que nosso desejo não se extinga no caminho, mas perdure até chegarmos ao fim”.

A vida cristã é protótipo da paz - paz que, segundo os mestres, é a tranquilidade da ordem, expressão da paz construída a partir do interior, e por isso mesmo irradiante, contagiante, pois tende a estabelecer a paz em torno de si. Paz que perdura e é fundamento para vencer as fases de tentação inerentes à caminhada, e se vencida fortalece e cria ao redor de si um ambiente rico de beleza e de luz que afugenta as trevas e os desafios que povoam a caminhada de qualquer pessoa e torna-se um trampolim para continuar dando passos grandes e iluminados.

Passos iluminados são próprios daquelas pessoas que se deixam guiar pelos ensinamentos do Evangelho. Colocam-se no caminho de Jesus e escolhem caminhar na luz, com os olhos alargados e fixos na realidade e possuídos das verdades da fé e do amor e tendo por capacete a esperança. 

Somos filhos/as da luz e do dia, a esperança deve ser a arma que nos mantem acordadas e focadas no único objetivo: nossa vida é Dom e como dom é serviço. Com efeito, a riqueza dos dons concedidos pelo Senhor àqueles que estão no caminho, não exclui a luta, e luta contínua, porque o cristão, frágil como é, sabe que pode perder o tesouro da luz ou do encontro com Deus já contemplado nesta vida mediante o exercício da fé. Ressoa, então, na nossa vida e de modo muito vivo, a exortação do Senhor: "O que digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!" (Mc 13,37). Neste percurso cotidiano é muito presente a certeza de que quem mais procura a Deus, mais sujeito está às provações; isto confirma o que nos diz o Apóstolo: "Alegro-me nas minhas tribulações" (Fl 1,18s).

Caminhando na luz experimentamos perdão, amor, cura e comunhão. "Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:9-11). Quem ama seu irmão e vive na luz, não tem razão alguma para tropeçar. Quem não ama é como o cego que experimentando as trevas fica sem saber para onde ir, pois a escuridão roubou-lhe o foco e o impediu de contemplar e permanecer na luz. A prova de que somos iluminados é que nossa vida é iluminada e irradiamos a luz. E contemplando a luz nossos olhos se abrem de modo alargado capaz de ultrapassar fronteiras e atrair muitas outras pessoas para o seguimento de Jesus na dinâmica da itinerância. 

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: DEUS É LUZ, e nele não há trevas. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e seremos portadores da boa notícia: DEUS É AMOR!

Bom início de ano para todas. As bênçãos de Deus estejam sobre nós abundantemente.

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação