senha

XVI ENARSE e IX ENEL

em 11/10/2018 | 00h00min

XVI ENARSE e IX ENEL

Aconteceu, na capital federal, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o XVI Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escola (ENARSE), integrado ao IX Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento contou com a presença de cerca de 350 pessoas entre inspetores, animadores e gestoras de Polo, assim como diretores institucionais, gestores pedagógicos e financeiros e ecônomos da Rede Salesiana Brasil. Este ano, o encontro teve como tema norteador: “Inspirados no sonho dos nossos fundadores, fortaleçamos a unidade da nossa rede e consolidemos ações eficazes no cenário de mudanças educacionais”.

Os ENARSE e o ENEL são encontros anuais promovidos pela RSB-Escolas no intuito de ampliar a visão de Rede e fortalecer a missão educativa Salesiana, considerando o contexto atual da educação e da economia brasileira. Para tanto, o evento conta com palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e painéis formativos que proporcionam aos participantes conhecer e aprofundar as tendências educacionais, oportunizando a formação continuada dos gestores e o fortalecimento do espírito de Rede.

A editora Edebê Brasil, como parceira e apoiadora do encontro, marcou presença com um stand que trouxe as inovações e contribuições da instituição para o âmbito educacional das escolas salesianas. 

Também estiveram presentes, nos três dias de encontro, os referentes para a Escola Salesiana da América: Ir. Ivone Goulart, que reside na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma, e o Pe. René Antonio Santos Gonzales, que veio da Guatemala.

Os participantes do XVI ENARSE e IX ENEL puderam contar com apresentações artísticas de instituições salesianas da capital federal. Os alunos do Centro Salesiano do Aprendiz do Distrito Federal (CESAM-DF) trouxeram a apresentação: “Sonho visão de Dom Bosco sobre Brasília”, e as crianças da escola Salesiana São Domingo Sávio, do Núcleo Bandeirante, trouxeram o encanto e a pureza de ser criança numa bela apresentação que abordou com música, coreografia e declamações. Todos os três dias de evento foram animados pela Equipe de Animação Pastoral de Juazeiro do Norte.

A solenidade de encerramento fechou os trabalhos do dia e do XVI ENARSE e IX ENEL, com a participação dos diretores-executivos da RSB, da RSB-Escolas e dos inspetores referentes. Todos com o desejo de que as informações recebidas sejam de grande valia e aplicabilidade nas rotinas das escolas Salesianas que formam "um vasto movimento em favor da juventude".

veja mais fotos

Fonte: Redação