senha

Palavra da Inspetora

em 04/09/2018 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - Circular 09/2018

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,

assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.” (Isaías 55, 10-11)

Queridas Irmãs,Como é bom e grandioso para as pessoas sedentas de Deus, viver a experiência do salmista e como ele dizer muitas vezes em oração: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (cf. Salmo 119, 105). Esta é uma verdadeira experiência de amor. Uma experiência que faz a diferença na vida de todo aquele que se inclina a Deus e que deseja ser por Ele transformado.

Assim relatou, com bastante propriedade Santo Agostinho: “Oração é o encontro de um Deus que tem sede de nós, para que tenhamos sede Dele”. Na Palavra nasce uma imagem Daquele que fala fazendo-nos experimentar sua essência íntima e profunda. Deus se deixa conhecer e abre seu coração nas Escrituras, e mediante tal situação, encontramo-nos conosco mesmas de uma maneira nova, pois a verdadeira meditação da Palavra favorece um encontro real com o Pai que nos revela nossa real imagem.

Bela é a experiência que muitos homens e mulheres tiveram com a Palavra. Por exemplo, a experiência mística e transformadora que São Paulo teve com o Evangelho de Jesus Cristo. Assumiu com a própria vida a causa do Evangelho: “Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.” (cf. Ef 3, 7). A Luz que iluminou a vida deste homem o transformou para sempre, de perseguidor dos cristãos para pregador da Palavra e anunciador do Reino de Deus. Assim deve acontecer com quem se abre a esta graça!

A Luz da Palavra ilumina a nossa vida e nos dá a direção que precisamos! De fato, ela é o alimento diário, é o caminho que nos leva a Deus!

A relação diária com a Palavra constrói uma sociedade mais justa e saudável para todos. É a Palavra bíblica que educa as pessoas para o diálogo, para a relação fraterna e para uma Pátria verdadeiramente de paz e de fraternidade. 

A Bíblia provoca atitudes de luta, de força em prol da justiça e de denúncia dos responsáveis pela prática das injustiças. Ela é como sentinela que aponta para direções justas. Seu objetivo é salvar a vida do povo. É a voz de Deus que vem importunar os mecanismos que favorecem as práticas daqueles que são contra a Vida.

A Palavra traz a construção da justiça do Reino, no cumprimento e na fidelidade ao Projeto traçado e querido por Deus: Reino do perdão, da acolhida e da reintegração das pessoas na comunidade. Faz pensar num pastor de ovelhas que, quando perde uma delas, vai à sua procura até encontrá-la e inseri-la ao grupo. É a Palavra de Deus que anuncia princípios de fraternidade, de honestidade, de transparência e de tudo que leva à vivência e à prática do bem. 

Colocar em prática o que a Bíblia propõe é o grande desafio para os cristãos. Mahatma Gandhi, depois de ter lido a Bíblia se desiludiu profundamente com os cristãos que levavam uma vida em total desacordo com os ensinamentos de Jesus. Dizia ele: “Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. O problema são vocês, cristãos, que não vivem o que a Bíblia ensina”.

Aproveitemos a graça do mês de setembro para criar maior familiaridade com a Palavra de Deus. Acima de tudo coloquemos em prática o que a Palavra de Deus nos propõe. Seguindo o exemplo da mãe de Jesus, “que guardava tudo em seu coração”, guardemos a Palavra de Deus, meditando sobre aquilo que ela nos propõe e deixando que ela transforme o dia a dia da nossa vida.

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação