senha

Estudantes do Castelo com Notas acima de 900 na Redação do ENEM

em 08/05/2018 | 00h00min

Estudantes do Castelo com Notas acima de 900 na Redação do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente a principal forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior, substituindo inclusive, os vestibulares. Com foco no melhor desempenho dos alunos, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – tem investido em métodos de ensino que visam ambientar e preparar os estudantes para o ENEM.

Exemplo disso é o resultado dos estudantes do Colégio Castelo no ENEM 2017, que apresentaram notas acima de 900 na Redação. A nota alcançada na Redação é o primeiro critério de desempate na disputa por vagas em instituições públicas.

Cada texto é corrigido por dois avaliadores que devem atribuir notas de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências observadas, podendo assim, a média do candidato alcançar a nota mil.

A aluna Gabrielly Teixeira Silva de Moraes que obteve a nota 960 na redação, foi aprovada para os cursos de Medicina na UNIFESO, Nutrição na UFRJ e Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química no IFF, explica como foi a emoção ao receber o resultado. “Fiquei bem surpresa com minha nota, não esperava porque quando vi o tema (sobre a formação educacional dos surdos) não sabia direito o que dizer. Mas, percebo hoje o resultado desses três anos de estudo e trabalho duro e fico muito feliz em ver que todo o esforço, não só meu, mas de toda a equipe do Colégio Castelo, valeu a pena. Acredito que essa preocupação do Colégio em formar estudantes pensantes e não ‘máquinas de escrever’ tenha sido um grande diferencial no meu resultado”, revelou.

Ainda segundo Gabrielly, “a redação do Enem é a competência de maior valor agregado, por isso sempre recebeu uma atenção especial na escola. No entanto, por mais que possua um ‘modelo’ para escrever um bom texto é necessário mais do que gramática e adequação textual, é preciso conhecimento de mundo. No Castelo, as aulas de Redação sempre trouxeram muitas técnicas argumentativas somadas a atualidades e éramos estimulados a prática semanalmente. Além disso, as aulas de disciplinas como Filosofia, História, Geografia, entre outras, colaboraram para o desenvolvimento do meu pensamento crítico”.

O projeto pedagógico do Ensino Médio no Colégio Castelo utiliza-se de aplicações de Simulados do ENEM, realização de palestras com especialistas, além de promover a formação continuada do corpo docente com foco no aprimoramento de competências, por meio de ciclo de formações e espaços de debates, promovidos, inclusive pela Rede Salesiana Brasil Escolas (RSB-Escolas) e Editora Edebê. Este ano, os alunos dispõem ainda do Revisional ENEM, material especialmente preparado para aperfeiçoar as habilidades dos alunos de modo a prepará-los para o Exame.

Fonte: Redação