senha

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras

em 29/04/2017 | 00h00min

Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras

Tocados pelo surgimento de novos desafios enfrentados pelas instituições, gestores, ecônomos, contadores, assistentes sociais e advogados das entidades associadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), participaram nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília/DF, do X Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras promovido pela ANEC. O tema não poderia ser outro, senão: “Gestão Educacional no Século XXI – Desafio e Perspectivas Futuras”.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Câmara de Mantenedora da ANEC, Pe. Roberto Duarte; pela vice-presidente da ANEC, Ir. Irani Rupolo; pelo membro do Conselho Superior da ANEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE), Frei Gilberto Garcia e pela representante da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Olmira Bernadete Dassoler.

“Previdência: Desafios, reforma e mudança de comportamento” foi o tema da primeira palestra ministrada pelo superintendente executivo comercial do Santander AM, Aquiles Mosca. Na palestra, Aquiles expôs alguns pontos nos quais se faz necessário a reforma, explicou ainda a situação de outros países que servem de modelo para as atuais mudanças que estão sendo colocadas. Apresentou também, algumas instruções de educação financeira, nas perspectivas futuras da reforma da previdência para a nova geração.

“Crise e Mercado de Saúde no Brasil: como as instituições de Ensino Podem manter benefícios e reduzir seus custos?” foi o tema  da segunda palestra ministrada pela biomédica e superintendente de seguros privados e membra do Sindicato dos corretores de seguros (Sincor), Roberta Zerbini e pela consultora sênior pela Deloite, Erika Shizukusa. Na ocasião, elas falaram sobre os gastos com saúde, a cadeia do sistema de saúde, a situação atual,  os benefício da saúde, os números do mercado e outros.

Conforme a programação deste ano, o período da tarde foi composto por oficinas que abordaram os seguintes assuntos: e-Social e a REINF, novo modulo de SPED; Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil; Gestão Patrimonial; Planejamento Sucessório; e Reestruturação de instituições de Educação.

No início do segundo dia do Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) foi realizado um momento de espiritualidade com os presentes.  Na ocasião, foi citado trechos da Laudato Si sobre educação. Além disso, a reflexão abordou os biomas, dos quais trata a Campanha da Fraternidade 2017.

Após este momento, o diretor do Colégio São Francisco de Assis, em Minas Gerais, e membro da comissão organizadora do IV Congresso Nacional de Educação Católica, Prof. Ari Eustáquio, fez o convite aos seminaristas a participarem também do evento que acontecerá de 19 a 21 de julho, em Belo Horizonte.

Na sequência, foi dado continuidade às oficinas com o objetivo de promover momentos de discussões temáticas. As oficinas contam com programação dinâmica e interativa, e os temas escolhidos foram inspirados na realidade enfrentadas no dia a dia pelas mantenedoras. Elas são pensadas de maneira que os seminaristas possam participar mais ativamente das discussões, das ideias, dos argumentos apresentados, assim como na apresentação de soluções aos questionamentos e duvidas que por vezes é da grande maioria.

Antes de finalizar ainda aconteceram duas palestras. A primeira ministrada pela advogada, Drª. Vanessa Martins de Souza, que falou da importância do registro, da valorização que as marcas têm no mercado de trabalho e, na oportunidade, esclareceu aos participantes sobre a legislação e proteção judicial.

A segunda e última palestra do dia foi proferida pelo advogado da ANEC, Dr. Hugo Sarubbi, sobre “Concessão e renovação do CEBAS: Que caminhos nos esperam?”. Na ocasião, Dr. Sarubbi disse que este tema gera muita especulação e afirmou ainda que o estado tem mudado a visão em relação as Organizações da Sociedade Civil. Na oportunidade, citou alguns pontos de vulnerabilidade das organizações, tais como a escrituração contábil correta e a confusão entre a vida religiosa e o dia-a-dia das obras assistenciais estampadas no documento da organização.

O Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras acontece todos os anos e esta edição reuniu mais de 200 pessoas. Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participou Ir. Ana Teresa.

veja mais fotos

Fonte: Redação