senha

Por Uma Páscoa de Paz - Mensagem de Madre Yvonne

em 15/04/2017 | 00h00min

Por Uma Páscoa de Paz - Mensagem de Madre Yvonne

De Guwahati (India) a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat enviou sua mensagem de Augúrios pascais: “Desejo chegar a cada uma de vocês, às comunidades educativas, às jovens e aos jovens, a cada pessoa que sofre no silêncio, no abandono, na pobreza e é humilhada, de várias maneiras,  em sua dignidade de criatura querida e amada por Deus. 

A Ressurreição de Jesus é uma Boa Notícia para todos! É a luz que surge nas trevas e abre um caminho de futuro lá onde tudo parecia sem horizontes!”

Confira a mensagem na íntegra:

Queridas irmãs,

da Índia, onde estou em visita às irmãs da Inspetoria de Shillong e Guwahati, terra rica de cultura, de espiritualidade e onde os sinais de vida são muitos, com seus desafios e suas esperanças, desejo-lhes uma Páscoa de alegria, de paz e de esperança. 

Desejo chegar a cada uma de vocês, às comunidades educativas, às jovens e aos jovens, a cada pessoa que sofre no silêncio, no abandono, na pobreza e é humilhada, de várias maneiras,  em sua dignidade de criatura querida e amada por Deus.

A Ressurreição de Jesus é uma Boa Notícia para todos! É a luz que surge nas trevas e abre um caminho de futuro lá onde tudo parecia sem horizontes!

Jesus está vivo! Nós o sentimos assim? Nós o descobrimos presente em nossa vida, na história?  Pessoalmente me sinto tocada por tantos sinais, que manifestam que Ele está vivo em muitas pessoas que encontro em todo o mundo.  Por esta experiência cresce sempre mais a minha esperança e confiança total nEle!

A luz da Ressurreição aparece, também nestes tempos difíceis que estamos vivendo, por causa da violência desumana que agride, especialmente, as pessoas mais vulneráveis: crianças, jovens, famílias, pobres, foragidos, migrantes.  Não somos indiferentes a esta situação, mas nos sentimos profundamente interpeladas a agir com coragem, decidindo sermos “artífices de paz”, não com grandes gestos, que não estão em nossa possibilidade, mas através de pequenos sacrifícios, escolhas concretas de cada dia, que tornam nossas comunidades “evangelhos de paz”, sinais da Ressurreição de Jesus, que quer se manifestar através de nós.

São numerosas as comunidades que vivem em situações de grande precariedade, pela guerra ou por outras formas de violência e decidem permanecer, mesmo com risco da própria vida, para manter viva a esperança e proclamar que a vida é mais forte do que a morte, que a paz é possível e deve acontecer porque é um direito de todos.  

 Queremos ser solidárias com elas e entre nós, valorizando toda ocasião para semear “gestos pascais” de compreensão, benevolência e ajuda recíproca de tipo material e espiritual. São gotinhas de bem; gotas preciosas que com grande generosidade queremos colocar, para viver realmente a Páscoa de Jesus e testemunhá-la como “mulheres ressuscitadas”.

Acolhamos com coração aberto o convite do Papa Francisco, dirigido a toda pessoa de boa vontade: «Neste ano de 2017 queremos empenhar-nos, com a oração e com a ação, a nos tornarmos pessoas que expulsaram de seu coração, de suas palavras e de seus gestos a violência, e a construir comunidades não violentas, capazes de cuidar da casa comum. Nada é impossível, se nos voltarmos para Deus na oração. Todos podem ser artesãos de paz» (Mensagem da Jornada Mundial da Paz 2017). 

 Trata-se de um caminho comprometedor, que queremos percorrer sem nos cansarmos, juntas com todas as pessoas que sonham uma Páscoa de Ressurreição para toda a Família humana. Penso de modo particular em muitos jovens que, através de várias formas de voluntariado, estão dispostos a enfrentar cansaços, a doar habilidades, a compartilhar com outros jovens a própria busca de caminhos de paz e de justiça. É um sonho no qual acreditamos e que apoiamos. 

 Concluo esta mensagem agradecendo a vocês os numerosos votos que chegaram a mim. Eu os retribuo com a oração, com o desejo profundo de estar em comunhão com todas vocês e com o agradecimento pela operosidade incansável de vocês, em testemunhar a alegria que Jesus Ressuscitado veio nos trazer.

A Maria, Mulher pascal, confio a vida e a missão de vocês.

                                                                     Ir. Yvonne Reungoat fma

Fonte: Redação