senha

Ir. Inarlete Participa do CERNE e Partilha a Experiência

em 23/03/2017 | 00h00min

Ir. Inarlete Participa do CERNE e Partilha a Experiência

CERNE: Um poço de graça!  -  Por tudo dai graças ao Senhor!

"Foram 40 dias de deserto – Oásis que o bom Deus nos concedeu!  40 dias de uma experiência única que desejamos compartilhar com vocês: O CERNE!( Centro de Renovação Espiritual.) A Serviço da Vida Religiosa Consagrada, no Brasil e  já com raízes Internacionais (CRB).  Como nos diz a própria sigla... é a “Busca mais profunda do nosso próprio ser para melhor potencializar o nosso discipulado”. O CERNE 115 do qual participamos foi realizado do dia 05 de fevereiro a 17 de março, no Provincialado  das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba – PR. Um lugar que por si só nos leva a rezar e contemplar, pela natureza deslumbrante que nos envolve. Éramos 43 participantes, 02 coordenadores e vários assessores:

Ir. Maria José de Oliveira: Psicologia da V. R.C.

Pe. Rafael Lopes (Mexicano): Analise de Conjuntura: Desafio a VRC

Ir.Zenilda Luzia Petry: Leitura Orante da Palavra de Deus

Pe. Carlos Battistoni (Italiano): Jesus de Nazaré- Espiritualidade do Seguimento e Maria discípula

Representantes da CRB/Nacional e Regional: Vida e Missão

Pe. Lourenço  Kearns (Americano): Consagração e Votos

Pe. Joachim Andrade (Indiano): Itinerário  Mistagógico e Fidelidade na VRC 

Durante todo este tempo tudo foi muito especial! Destaca-se a presença do Pe. Lourenço  Kearns (CssR) com o aprofundamento dos Votos, Mística e Profecia, que nos  proporcionou belas celebrações: Da Cura (unção dos enfermos), da Reconciliação e a Celebração Eucarística com a Renovação dos Votos. Estes  momentos  foram envolvidos por tempo de Comemoração dos aniversariantes e Jubilares, uma bela Noite Cultural, onde conhecemos   a vasta cultura do nosso país e dos países participantes (Nagola, México, Costa Rica, Portugal, Colômbia, Equador). Foi um momento de muita descontração e de vivência de fraternidade. Participaram conosco, as Irmãs da Comunidade da Casa de Encontro e das Irmãs Idosas, juntos/juntas partilhamos os “Sabores da Terra”.

Num domingo à tarde a CRB de Curitiba nos proporcionou um “city tour” pela linda Cidade.  Vivenciamos um dia de partilha na Chácara Santa Maria, dos Irmãos Maristas. Um lugar fascinante! Muito mais do que lazer, o dia tornou-se ocasião de partilha de vida e de contemplação pela belíssima natureza.

A ultima semana foi dedicada ao Retiro conduzido pelo Padre Adroaldo Palaoro sacerdote Jesuíta que nos inseriu no grande Deserto Interior, colocando o exercício espiritual como um movimento, uma descida até o coração...meditando a Criação que todo dia se renova, reforçando a grande missão  de colaborar com o Criador  neste  belo presente: a natureza! Conservá-la é a nossa grande missão, pois tudo por Deus criado é Sagrado. Foi um retiro em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Cada tema uma descida ao nosso ser, sem perder o nosso olhar voltado para a Mãe Terra,. Neste caminho sagrado tivermos também a presença dos acompanhantes espirituais. Ao final, novos “Projetos com Vida”! Nossa resposta aos novos desafios da missão. O Encerramento do Retiro foi um marco para que como consagradas/dos vivamos a nossa escolha em favor da vida. Na luta por um mundo mais humano... Terra Sagrada, habitada, cuidada pelos jardineiros de Deus. Sim, ELE nos escolheu para cuidar deste imenso jardim. No dia 17/ 03 foi oi encerramento do CERNE com uma bela Celebração Eucarística com o momento do Envio. Fomos ungidos/das  e enviados/das para a Missão, sob o olhar materno de Maria, a Senhora Aparecida, a primeira discípula do Cristo nos conduzirá a Nova Galileia, onde a missão envolvida pela Paixão  nos conduzirá a “Fazer novas todas as coisas”( Is 43,19). 

Obrigada, Ir Ana Teresa e Conselheiras pela possibilidade do CERNE

A cada uma o meu Obrigada!"

veja mais fotos

Fonte: Redação