senha

VIII Expo Profissões no Castelo/Rio das Ostras

em 25/07/2016 | 00h00min

VIII Expo Profissões no Castelo/Rio das Ostras

Foi realizada no dia 12 de julho a VIII Expo Profissões do Colégio Castelo de Rio das Ostras. As profissões mais valorizadas pelo mercado de trabalho, os desafios encontrados no início da carreira, reais dificuldades para encontrar um emprego e a crise econômica no país foram alguns dos temas abordados durante as palestras.

Escolher uma profissão na atualidade representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades e aptidões. A intenção inicial foi de que os estudantes do Ensino Médio estivessem em contato com os profissionais convidados, que procuraram responder aos questionamentos sobre as carreiras.

A Expo Profissões iniciou com um momento de oração e com as palavras de incentivo de Ir. Neuza Zampirolli, diretora do Colégio Castelo. Em seguida, a palestra da psicóloga Fátima Barbosa abordou o tema do relacionamento interpessoal e intrapessoal. Drª Fátima destacou a relevância do evento e completou “Eu acho esse tipo de evento muito importante para que o aluno conheça seu emocional, estas são questões que a escola não trabalha com frequência. Saber a diferença entre relacionamento inter e intrapessoal ajuda os alunos a crescer profissional e emocionalmente nesse momento de escolha.”

A escolha pela carreira de direito foi representada pela Drª Mônica Pires Maciel que destacou a necessidade de que se amplie o conhecimento acerca da carreira pretendida. “Muitas vezes os alunos escolhem a profissão, mas não dominam conhecimentos básicos sobre a carreira.” disse. 

A Expo Profissões é uma inciativa da Orientação Educacional do Colégio Castelo, sob a coordenação da Psicopedagoga Josimária Coutinho, que em parceria com a coordenação pedagógica, procurou em sua 8ª edição, firmar parcerias com diversas universidades da região. A presença do Senac e do Sebrae também contribuiu para esclarecimentos sobre empreendedorismo, tema que ganhou, nos últimos anos, destaque no mercado de trabalho.

O aluno do 2º ano Roni Aryson apontou a relevância da feira para a escolha da carreira e concluiu: “Foi um momento muito importante e necessário, porque muitas vezes ainda não sabemos o que queremos. Ajudou muito. Foi muito inspirador.”

veja mais fotos

Fonte: Redação