senha

Palavra Ir. Ana Teresa

em 07/07/2016 | 00h00min

Palavra Ir. Ana Teresa

Queridas irmãs,

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,porque estavam cansadas e abatidas,como ovelhas que não têm pastor. Mt 9,36


A cada dia somos convidadas a contemplar o mistério da misericórdia. Contemplar o rosto do Deus misericórdia.  Segundo o Papa Francisco, através da misericórdia Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é, portanto, o caminho que une Deus e o homem, porque abre o nosso coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar das limitações e fragilidades humanas que carregamos.

Para ser capaz de misericórdia precisamos em primeiro lugar escutar a Palavra de Deus. Isso significa recuperar o valor do silêncio para meditar, saborear e deixar-se tocar pela Palavra que nos fascina, nos atrai, nos questiona, liberta-nos e nos indica caminhos de conversão. Assim é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como um estilo de vida pessoal. É possível alargar o olhar e ver mais longe, ver com o coração humano e habitado pela sensibilidade, tocando com as mãos situações muito próximas a nós e perceber as dores, os sofrimentos, as feridas e o abandono social em que muitos de nossos irmãos estão imersos. Na realidade, Deus mostra-se sempre rico em misericórdia, pronto em qualquer circunstância a derramar sobre o seu povo a ternura e a compaixão viscerais, sobretudo nos momentos mais difíceis. É o amor de Deus que se encarna e se faz presente em nossas atitudes. (Cf. Misericordiae Vultus)

 Dia a dia, tocados pela compaixão, e contemplando a misericórdia de Deus, nos tornamos capazes de misericórdia: “A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz com que ele experimente o amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia, de compaixão”. (Papa Francisco)

Experimentar e contemplar a misericórdia de Deus é mais do que sensibilizar-se, é algo profundo, é deixar-se envolver, ficar em silêncio, admirados, envolvidos também com os sentimentos e a luta cotidiana dos irmãos que frente à violência e o desrespeito à Vida, clamam por atitudes fraternas e misericordiosas, que salvam, que perdoam e redimem. Viver a experiência do amor misericordioso de Deus é ser reflexo e transparência do coração amoroso do Deus Trindade.

Hoje, somos convidadas a fazer o exercício de “contemplação” da misericórdia de Deus na nossa vida e na vida de nossas irmãs que cotidianamente nos ajudam a fazer a experiência do encontro que transforma, cria e alimenta a comunhão e nos lança na missão como discípulas que aos pés do Ressuscitado fazem a experiência de inclinar-se para acolher a força do amor de Deus que sempre nos precede gratuitamente.

Maria, a Mãe da misericórdia, que contemplou os passos misericordiosos de seu Filho nos assista na caminhada como pessoas misericordiosas.

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa


Contemplemos o Deus presente:

Nas muitas atividades Juninas acontecidas nas várias obras. Sabemos que foram momentos de convivência, de alegria e de solidariedade.

O encontro dos Educadores Sociais que aconteceu em Belford Roxo que refletiu o envolvimento e responsabilidade dos educadores na missão junto às Crianças e Jovens.

O encontro das Irmãs - 3ª Idade - que aconteceu em Niterói e nos trouxe tanta esperança e nos colocou numa atitude de gratidão a Deus pela Vida que nos dá.

O encontro de Espiritualidade Salesiana: com a presença de jovens que buscam dar sentido à própria vida e transformar a realidade em espaço possível de convivência feliz.

Despertar Vocacional: 06/06 - Laura Vicunha; 18/06 - Cachoeiro; 26/06 - Belford Roxo; 04/07 - Rio das Ostras; 05/07- Macaé. Acreditamos que do nosso trabalho virão frutos bons.


Dia 06/07 em Campos - Laura Vicunha - Jornada de estudo com os Leigos sobre o XXIIICG.

Dia 08/07 - Reunião de Diretoras e Ecônomas das Comunidades, Escolas e Projetos Sociais.

Dia 9/07 - Reunião da Equipe de Pastoral Vocacional - Casa Inspetorial.

Dias 11 a 15 - Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional - Brasília.

Dia 23 e 24/07 - Encontro Vocacional - Laura Vicunha. Para as Jovens iniciantes e as que estão sendo acompanhadas. 

Dia 06/08 - Linhares - Despertar Vocacional

Fonte: Redação