senha

INSG/Macaé Realiza a XII Semana de Química

em 22/06/2016 | 00h00min

INSG/Macaé Realiza a XII Semana de Química

Foi realizada, de 13 a 17 de junho, a XII Semana de Química do INSG/Macaé cotidiano da profissão. Quando elaboramos as atividades, procuramos favorecer, além da formação profissional, a formação humana. A Educação Técnica do Castelo é uma referência e todos os envolvidos trabalham para enviar ao mercado profissionais diferenciados – afirmou a Orientadora Educacional deste segmento, Fátima Neves, ressaltando que um dos pontos altos desta edição foi o contato que os alunos tiveram com ex-alunos da instituição atualmente contratados pelas empresas visitadas: Odebrecht, Transforma Resíduos e Falcão Bauer.

- Encontrar nossos ex-alunos bem colocados no mercado de trabalho estimulou ainda mais nossos jovens alunos – completou Fátima Neves.

No primeiro dia, houve palestras com o Engenheiro Ambiental Ricardo Medeiros e com o representante da Falcão Bauer, Marcus Guilherme Jezini Monteiro Filho. No dia 14, os alunos fizeram uma visita técnica à Odebrecht Ambiental e puderam participar do minicurso de produção de cachaça artesanal, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Mendes Marcelino (UENF). No dia 15, foi realizada uma palestra sobre “Tópicos Avançados de uma Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE)”, ministrada pelo Prof. MSc. Rodolfo Fernandes Cunha Rodrigues, do INSG/Macaé. No dia 16, a programação incluiu uma visita técnica à empresa Transforma Resíduos e uma palestra sobre “Formação Continuada”, com Prof. MSc. Warlley Antunes, Coordenador do Curso de Engenharia Química da FSMA.

 No último dia, os alunos puderam participar da oficina “A Mágica da Química”, ministrada pela Profª Drª Cristiane Marinho.

Para os participantes, a Semana de Química proporcionou momentos de muito aprendizado.

- É um evento muito importante para a instituição porque nos proporciona experiências que certamente nos darão mais confiança no desempenho profissional – afirmou Douglas Mateus Leite, aluno do 3º módulo do curso Técnico de Química do INSG/Castelo e também do curso de Engenharia Química da Faculdade Salesiana.

Para a aluna Maria Clara Mendes, foi uma oportunidade para “ampliar os horizontes” na profissão.

– No evento, pude aprofundar meus conhecimentos em Química e, além disso, me proporcionou conhecer áreas que eu nem imaginava que existiam na Química. Isso despertou meu interesse até mesmo para um dia atuar nessas áreas – afirmou a jovem, que cursa o 2º ano de Química.

veja mais fotos

Fonte: Redação