senha

Formação Pedagógica no PCJ

em 13/06/2016 | 00h00min

Formação Pedagógica no PCJ

O Projeto Crescendo Juntos (PCJ), realizou no dia 03/06/16, mais uma formação para educadores assessorada pelo Coordenador Pedagógico - Stevie Santos. Desta vez o objetivo foi identificar a História da RSB Ação Social e fundamentar o estudo do Caderno de Identidade Organizacional, ampliando a visão da equipe mostrando sua inserção numa REDE sólida de Ação Social. 

Na abertura do encontro foi trabalhada uma música para a reflexão do caminho educativo que cada um realiza em sua rotina, a canção de Anderson Freire, "Raridade", deu a oportunidade de cada refletiu-se sobre a riqueza da Pedagogia Salesiana - que é sempre atual - e do modelo de Dom Bosco que se renova continuamente de acordo com o passar dos tempos. Nisto pode-se confirmar que jamais envelhecerá o caminho educativo que é abraçado no PCJ.

A equipe refletiu que o caminho pedagógico e a busca de protagonismo das crianças, adolescentes e jovens é um grande mistério de Deus para com cada um, e que pela intercessão de Dom Bosco e Mazzarello se deve proseguir.

A equipe de educadores teve a oportunidade ainda de renovar seu sim à missão educativa, entendendo seu papel dentro de uma educação voltada para o cuidado integral de cada educando.

Para um trabalho de reflexão a equipe presente foi dividida em dois grupos com a tarefa de construir uma paródia com base na seguinte frase de Dom Bosco: "Essa querida Juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações , dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação".

Paródia I:

"As crianças eu sempre amei, os adolescentes com carinho protegerei, não é com pancada mais com muito amor ganhamos a juventude ouvindo o seu clamor".

Paródia II:

"A juventude é uma semente, essa querida juventude, foi sempre minha ocupação e transformou minha missão (2x). Ocupou minha vida e minha mente , meu ministério e congregação, pois quero sua salvação (2x)".

Para encerrar o encontro levando a mensagem refletida o Coordenador Pedagógico entregou uma lembrança doce a cada educador, com a seguinte frase: Que seu dia seja doce como a metodologia Salesiana.

veja mais fotos

Fonte: Redação