senha

INSG/Macaé: Aula no Laboratório Sobre Vírus e Bactérias

em 02/05/2016 | 00h00min

INSG/Macaé: Aula no Laboratório Sobre Vírus e Bactérias

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental experimentaram uma maneira divertida e dinâmica de aprender sobre os vírus e as bactérias. Com a supervisão da professora de Ciências Indhira Mendonça, os alunos realizaram uma prática voltada para o meio de cultura de microrganismos (bactérias). 

O tema é abordado no capítulo 3 do livro didático da disciplina Ciências “Os vírus e Bactérias” e mostra que os microrganismos, tal como outros organismos vivos, necessitam obter do seu meio ambiente os nutrientes apropriados.

No laboratório, os alunos aprenderam quais são os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento dos microrganismos e quais são os fatores físicos e químicos determinantes para o desenvolvimento de colônias de bactérias em meios de cultura.  

- Se quisermos cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório, necessitamos colocá-los em meios de cultura, contendo os nutrientes apropriados para o seu crescimento e desenvolvimento. Assim podemos estudar melhor sua interação no ambiente. É importante mostrar que nem todas as bactérias são nocivas à saúde do homem. Enquanto algumas são responsáveis por doenças, outras vivem em associação mutualística, ajudando a combater outros agentes patogênicos. Fazendo essa distinção, podemos estudar e desenvolver antibióticos para combatê-las – explica a Professora Indhira Mendonça.

veja mais fotos

Fonte: Redação