senha

Festa da Gratidão

em 10/04/2016 | 00h00min

Festa da Gratidão

“Como guirlanda, unidas na diversidade, entrelaçamos com alegria e esperança a oferta da vida e da missão” – Proposta para a Festa da Gratidão a Madre Yvonne Reungoat – Inspetoria Santa Maria Mazzarello – Sam Phran, Thailandesa – 26 de abril de 2016 

Posição geográfica – cultura – religião – Evangelização e início da obra das FMA na Thailândia

A Thailândia, nação de variadas e delicadas artes e culturas, é habitada por pessoas de diversas nacionalidades, que vivem juntas, tendo como ponto de coesão a pátria, a religião e o Rei que as torna “Thai”, isto é “livres”. Precedentemente, até o ano de 1939, a Thailândia se chamava “Siam”.

É uma terra cuja história vai além de 1000 anos. Geralmente o povo é amigo e hospitaleiro. Sempre deixaram muito boa impressão nos estrangeiros que a denominaram “Terra do sorriso”.

Situação geográfica:

Está situada na península indochinesa e malaia no Sudeste Asiático, com uma superfície de 513.115 Km2 . Quanto à extensão é a 50ª nação em nível mundial, a 12ª em nível asiático e a 3ª da Ásia Sudeste.

A Thailândia é um país variegado: ao “Norte” o ponto mais alto é o complexo de montanhas de Doi Inthanon, a 2.565m sobre o nível do mar. É coberto por florestas, como fonte principal do país.

O “Nordeste” em sua maior parte é planície com colinas. O solo é relativamente seco e não favorável à plantação.

O “Centro” é constituído por planície cortada por rio. É a parte mais fértil do país. Trata-se de um dos principais setores de produção de arroz do mundo.

O “Sul”, banhado pelo mar de ambos os lados, goza dos recursos marinhos e da plantação de borracha.

O “Oeste” é uma cadeia de montanhas ao longo de toda a região.

Clima:

O clima é tropical com três estações: a estação das chuvas (maio – outubro), a estação fria (novembro – fevereiro) e a estação quente ( março – maio).

População:

A Thailândia tem uma população de cerca de 66 milhões de habitantes. Na Ásia está no quarto lugar em população : 51% são mulheres e 49%, homens; 95% são cidadãos Thai e 5% são de outras nacionalidades. A população Thai é formada por diversas proveniências étnicas: cerca de 75% são Thai e 14% chineses; os demais provêm de diversas etnias situadas nas colinas de fronteira: Karen, Lisu, Mong, Suaey, etc.

Governo:

A Thailândia é uma monarquia constitucional. O país é governado por um regime democrático e a Constituição é a lei suprema. O Rei atual se chama Bhumibol Adulyadej e é o rei que tem o reinado mais longo do mundo.

Religião:

Budismo é a religião nacional da Thailândia, mas a população tem liberdade de religião. A religião Budista é a mais professada ( 93,4%), seguida do Islam (5,2%). Outras religiões, como o Cristianismo, Sik e o Induismo são cerca de 1,4%.

Lingua:

A língua oficial da Thailândia é o “thailandês”. A escrita tem caracteres próprios, inventados pelo Rei Ramkhamhaeng no período de Sukhothai no ano de 1238; todavia, em algumas regiões se fala um dialeto local.

O inglês é ensinado nas escolas e nas universidades. No passado poucas pessoas usavam o inglês; quando muito eram membros de famílias que viviam em centros urbanos com certo nível de educação. Agora a população Thai melhorou e progrediu bastante em comunicação com a língua inglesa.

Instrução:

A instrução na Thailândia evoluiu desde os tempos antigos. A cultura e as tradições foram transmitidas chegando ao conhecimento de pessoas eruditas nas aldeias onde a própria habitação, os templos, o palácio real, foram lugares de ensino e aprendizagem. A casa: lugar de formação do caráter e de transmissão do ofício aos filhos. A casa real: lugar que une os campos acadêmicos, especialmente artes e ofícios. O templo: lugar de culto religioso e de ensino da moral.

Quando começaram as relações com o mundo ocidental, a educação passou a se desenvolver mais. O primeiro ambiente educacional católico foi reconhecido oficialmente no ano de 1665, pelo Rei Narai, com a criação do primeiro colégio em Ayutthaya. Dez estudantes Thai tiveram acesso para aprender a docência dos europeus.

Hoje, a educação na Thailândia, das classes Infantil a Superior, é levada pelo Ministério de Instrução Pública que se ocupa diretamente dela e a concede também aos Entes Privados.

A lei obriga o governo a oferecer e organizar grátis a instrução de base dos primeiros 12 anos A instrução obrigatória é de nove anos até a 3ª Média inferior.

Aspectos sociais Thai:

A Thailândia é um país com tradições culturais muito antigas, com influência da indiana, chinesa e khmer, quase sempre ligadas ao budismo e com tendências do induismo. A sociedade está enraizada na religião e nas tradições budistas, que têm um papel importante na vida do povo, do nascimento até a morte.

Sociedade Agrícola:

A agricultura é a atividade fundamental da economia tradicional Thai, especialmente o cultivo de arroz, que fornece grande quantidade de dinheiro para a maioria dos cidadãos e à própria nação. A agricultura tem moldado a vida do povo, que se caracteriza pelo amor à liberdade, à simplicidade, à generosidade. Embora a maneira hodierna de viver tenha mudado em relação ao passado, as pessoas são muito generosas.

Sociedade que presta homenagem ao Rei:

Tendo a Thailândia um governo monárquico desde os tempos antigos, o Rei é o símbolo da superioridade e ajuda o povo a estar feliz. O Rei atual é o centro de unidade da nação e é muito amado por todos os cidadãos.

Belas artes:

O povo Thai tem delicadezas especiais e detalhes de estilo artístico capazes de criar uma estética única. Transmite valores sentimentais e emotivos. Distinguem-se duas grandes categorias: belas artes e pinturas, esculturas, arquitetura, literatura, música, dança, artesanato, artes decorativas, etc.

Arquitetura:

A arquitetura Thai pode ser vista em igrejas, templos, palácios e casas. Originalmente as pessoas construíam as habitações em “estilo Thai” à margem do rio, estruturadas com teto alto, chão levantado e aberto para a ventilação, adequado para o clima do país.

Este estilo hoje é menos popular devido à influência da nova arquitetura. Há, porém, agências destinadas à preservação das casas típicas Thai, para oferecê-las ao conhecimento das gerações futuras.

Escultura Thai:

A escultura Thailandesa se refere ao processo de expressão artística de fusão, estampagem e entalhe.

Belas Artes:

Para o povo thai arte é elaborar a mão, com grande concentração, para transmitir à obra a delicadeza do próprio sentimento. A arte na Thailândia é uma característica de grande valor, nascida na casa real e transmitida até nossos dias.

A confecção das guirlandas:

As guirlandas são feitas colocando num fio flores e folhas de várias espécies juntas. Trata-se de um patrimônio cultural que se originou na corte desde os tempos antigos, assim como a incrustação de frutas e legumes e progrediu constantemente e se difundiu entre as pessoas comuns. Para confeccionar as guirlandas se usam de preferência flores que os antigos acreditavam ter um significado em si mesmas. Elas são:

“Mali perfumado” significa frescor, paz.

“put”significa amor puro e estável.

“rosa vermelha” significa amor genuíno.

“rak” significa amore puro e estável.

“malmequer” significa prosperidade.

“orquídea” significa fazer sem encontrar obstáculos.

“sempre viva” significa amor que não falha.

A guirlanda:

A guirlanda e a vida do povo Thai são inseparáveis, plenas de valores a serem conservados e transmitidos às novas gerações. A confecção das guirlandas exige precisão e paciência e é expressão da beleza e delicadeza do coração. Os valores espirituais que se cultivam enquanto se confeccionam as guirlandas são o prazer, a concentração, a impassibilidade, a ponderação, a satisfação pelo êxito.

A guirlanda é também a magnífica demonstração de fusão de diversas culturas, de diversas belezas que requer empenho para harmonizar bem cada parte. Pode-se também comparar à relação entre as pessoas, que exige muito empenho de adaptação para que se torne verdadeira amizade.

A guirlanda é usada em várias circunstâncias. O mais das vezes se oferece a Deus, ao Soberano. É usada para eventos de acolhida, de despedida, de congratulações, de agradecimento.

Música e dança:

Os instrumentos musicais Thai foram idealizados para dar harmonia e ritmo aos sons. São fabricados usando material local. São instrumentos de corda, prato, tambor, de sopro. Tocados juntos desprendem a típica melodia Thai.

A dança Thai é a arte de colocar harmonicamente juntos espetáculos opostos de música, dança, baile, conforme a região, o clima, a cultura de proveniência.

O vestuário:

A Thailândia tem diversos costumes belos que mudaram segundo o suceder-se das épocas. Atualmente, o vestuário segue o tempo. Quando, porém, se deve participar de ritos e cerimônias particulares, a veste exigida é a tradicional.

Festas:

As festas Thai são ricas de tradições, diferentes em cada região do país. As mais características são Songkran e Loy Krathong.

Songkran ocorre entre 13-15 de abril de cada ano para festejar o Ano Novo Thai. É o ano novo do calendário lunisolar budista.  Passar tempo com os próprios familiares e visitar os templos são considerados elementos essenciais da festividade e garantia de boa sorte para a maior parte dos thailandeses. No período de

Songkran se fazem demonstrações de afeto através de diversas atividades e ritos. Lembram-se dos antepassados defuntos com gratidão. Joga-se água para abençoar os parentes e superiores. O aspecto mais visível e espetacular da festa de Songkran se desenrola entre divertidas festas de rua atirando-se água uns nos outros.

Loy Krathong é um dos maiores festivais Thai associados com a luz e a água. Trata-se de um evento anual que acontece na noite de lua cheia no início de novembro. Há várias lendas na base desta tradição na Thailândia. A crença mais popular de Loy Krathong é que este é um modo de mostrar respeito e gratidão à Deusa da Água “Phra Mekhongkha”. Muitos budistas acreditam também que o festival é uma cerimônia para acolher o Senhor Buddha no seu retorno de ter ido dar ensinamentos a sua mãe no céu.

Alimentação:

O alimento Thai é famoso pelo delicioso sabor e pela qualidade nutritiva. O arroz é a base da alimentação. O sabor dos alimentos é um conjunto de doce, picante, áspero, salgado, amargo, diferente por região.

Doces Thai:

Os doces Thai são parte característica da cultura da nação. Muito cuidadosa é a seleção das matérias primas para tornar os doces deliciosos, pelo gosto, cor, perfume, forma, aspecto.

Evangelização da Thailândia:

Não há provas seguras de quando começou realmente a evangelização da Thailândia. Calcula-se que tenha sido em torno de 1511, quando Afonso de Albuquerque, vice-rei português da Índia, tinha mandado uma embaixada ao rei Rama 2º. É provável que os primeiros missionários tenham chegado juntamente com o corpo diplomático da Índia.

No ano de 1567 os missionários Dominicanos de Portugal chegaram a Ayutthaya. Diversos anos depois chegaram também os missionários franciscanos e jesuítas. No início a evangelização foi muito obstaculizada, por isso os missionários assumiram o cuidado dos próprios concidadãos.

Durante o reinado de Narai o Grande, (1656-1688), a Thailândia manteve relações diplomáticas com a França por bem quatro vezes.

Em 22 de agosto de 1662 chegaram os missionários das Missões Estrangeiras de Paris (MEP) para continuar oficialmente a obra de evangelização na Thailândia. Juntamente com o anúncio da boa nova os missionários tiveram um papel importante no âmbito social. Construíram hospitais, seminários para a formação dos sacerdotes locais e fundaram a congregação das Irmãs Amantes da Cruz.

Início da obra das FMA na Thailândia:

No ano de 1931 o Reitor Mor Pe. Filippo Rinaldi e a Madre Geral Madre Luisa Vaschetti enviaram as 5 primeiras missionárias destinadas à Thailândia, via Índia. Em Mumbai juntou-se a elas a Ir. Maria Avio. Chegaram à Thailândia na sexta feira 13 de novembro de 1931. No dia seguinte as missionárias montavam sede em Bang Nok Khwaek na província de Samut Songkhram onde o inspetor dos salesianos, Pe. Gaetano Pasotti tinha preparado a residência delas. Pe. Pasotti tinha sido missionário na China e tinha dirigido o primeiro grupo de salesianos na Thailândia. Tinham chegado em 25 de outubro de 1927.

Apesar da língua e de uma cultura tão diferente as missionárias não se desencorajaram; queriam aprender logo a língua para tomar contato com as famílias, cristãs ou de diversas religiões.

As primeiras missionárias puseram bases sólidas para a constituição da Inspetoria Thai, com atividade pastoral na paróquia e na escola. O ensino da catequese, a formação das jovens católicas e das mulheres da aldeia foi sua atividade principal desde o início da obra. Eram responsáveis do dispensário, do orfanato, do internato, do oratório e da visita às famílias cristãs. E ainda cuidavam da cozinha e da rouparia dos salesianos.

Em menos de um ano, algumas irmãs começaram a colaborar na administração escolar feminina na escola local de Bang Nok Khwaek e a cuidar das crianças do Jardim de Infância de um Centro a cerca de 3 Km de distância. Esta obra apresentava não poucas dificuldades, seja pela travessia diária do rio como pela administração da mesma.

Deus veio em auxílio delas; encontraram lá uma professora católica que depois se tornaria a primeira Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria Thai, isto é, Ir. Maria Prathum Ngieb.

Durante os primeiros três anos de vida missionária as Irmãs dependiam diretamente das Superioras do Centro de Turim, Itália. Depois, em data de 18 de outubro de 1934, as Superioras estabeleceram que a Thailândia dependesse da Inspetoria “São Tomé Apóstolo” de Madras, Índia.

No ano de 1937 algumas FMA começaram a ajudar na escola São José e cuidar da cozinha e da rouparia dos salesianos de Ban Pong. Ao mesmo tempo começaram a construção da escola Narivooth em Ban Pong para serem independentes. 

No mesmo ano de 1937, Mons. Gaetano Pasotti começara a fundação de uma congregação feminina local: Irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria e precisava do ambiente, por isso, um pouco por vez, as FMA deixaram Bang Nok Khwaek.

No ano de 1939, quase todas as FMA tinham se transferido para Ban Pong. Ir. Antonietta Morellato e Ir. Luigina di Giorgio todavia iniciaram em Bang Nok Khwaek, porque Mons. Gaetano Pasotti tinha pedido que fossem, respectivamente, a Mestra das Noviças e a Superiora da congregação nascente. Uma terceira irmã foi pedida depois para ensinar a ação educativa salesiana às irmãs da nova congregação.

A comunidade Sagrado Coração de Ban Pong começou a obra em meio à pobreza e a muitas dificuldades, mas também com confiança na providência, que lhes veio em auxílio através da generosidade das Superioras da Índia, para a construção da primeira escola.

Quando começou a perseguição religiosa, o rumor da segunda guerra mundial, as dificuldades para alcançar autorização de abrir a escola aumentaram. No entanto, mesmo entre dificuldades se experimentou a bênção do Senhor.

Realmente, terminada a guerra, as vocações locais começaram a aumentar e as obras da Inspetoria pouco por vez se desenvolveram.

Atualmente somos 85 Irmãs distribuídas em 10 comunidades.

Fonte: Redação