senha

Palavra da Ir. Ana Teresa - fevereiro

em 06/02/2016 | 00h00min

Palavra da Ir. Ana Teresa - fevereiroInspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular- 022016

Queridas Irmãs,
“Rasgai o vosso coração, e não as vestes;
e voltai para o Senhor, vosso Deus;
ele é benigno e compassivo,
paciente e cheio de misericórdia,
 inclinado a perdoar o castigo” (Joel 2, 13).

“Reconciliai-vos com Deus. Eis o tempo favorável, o dia da salvação. ” (2Cor 5, 20; 6, 2)

Iniciando o tempo da Quaresma, somos convidadas pela profecia de Joel, a voltarmos para o Senhor com todo nosso coração (cf. Jl 2,12) e por São Paulo a nos reconciliarmos com Deus neste tempo favorável da salvação (cf. 2Cor 5, 20). É tempo de proclamarmos a misericórdia de Deus, buscando o seu coração de Pai.
De fato, já na Bula Misericordiae Vultus (“O Rosto da Misericórdia”), com a qual o Papa Francisco promulgou o Jubileu, ele pediu que a Quaresma deste ano fosse um “tempo favorável” para viver a misericórdia, o encontro com o Deus pastor, compassivo e cheio de amor. ”
Somos convidadas constantemente a purificar, a renovar nosso ardor no seguimento de Jesus, reavivando nosso Batismo e assumindo nossos compromissos de vida cristã, à luz do mistério pascal de Cristo. Somos chamadas a fazer a experiência da oração colocando-se inteira e gratuitamente no coração de Deus. Entrar na intimidade de Deus, intensificar os laços de amizade com Aquele que é a razão de nossa vida.
Na sua Palavra encontramos as pistas, os caminhos que nos conduzem à verdadeira conversão: são caminhos nem sempre fáceis, mas que nos farão mais livres, amadurecidas e felizes na conquista de uma vida mais plena que irradia a beleza de quem encontrou o ‘tesouro’.
O aproximar-se do Deus-perdão, na confissão, é um momento em que tocamos com as mãos a graça de Deus. Ele vem ao encontro das nossas fraquezas e misérias e nos purifica, nos enche de vigor e de esperança. Como estamos celebrando o sacramento da Reconciliação? Temos sentido necessidade da misericórdia de Deus, do seu perdão?
A Reconciliação é um canal que nos conduz e nos reorienta para Deus, rompendo com as manifestações frágeis do coração humano. A conversão é obra da graça. Deus chega antes em nosso coração. Ele nos dá força para começar de novo. O Espírito Santo nos dá a graça do arrependimento e da conversão ajudando-nos a cada dia com o esforço de sermos melhores e mais coerentes com nossa fé, nossa resposta de amor na gratuidade.
“A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o AMOR. Com efeito, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal”. (Bento XVI)
Procuremos percorrer com alegria o caminho quaresmal, conduzidas pelo Espírito Santo. Que Ele sustente nossos propósitos e reforce em nós a atenção e solicitude pelos mais frágeis, para nos tornarmos misericordiosas, solidárias, reconciliadoras, verdadeiras irmãs que comunicam em palavras e atitudes a alegria do Cristo Ressuscitado!
Empenhemo-nos neste tempo, de modo especial, a uma conversão do coração. Alarguemos nosso coração e nosso olhar para percebermos a generosidade da graça de Deus que atua em cada uma de nós.

Como podem observar no Calendário da Inspetoria, teremos reuniões importantes para este início de ano.
Dia: 19/02 - Reunião com as Diretoras de Comunidades
Dia: 20/02 - Jornada: Gestão Administrativa
Participantes: Diretoras de Comunidades, Diretoras de Obras, todas as Irmãs empenhadas na administração das obras e todas as demais que queiram participar. O encontro busca atender às solicitações de Ir. Silvia Boullosa que no seu relatório nos alertou entre outras coisas: “... proporcionar formação básica em contabilidade para as Irmãs, por exemplo na elaboração dos orçamentos e saber ajustar-se a eles, leitura e interpretação de balanços, folhas de pagamentos, comprovantes de compras e vendas, etc.”
Dia: 20/02 - Tarde - Coordenadoras de Âmbitos

Coloquemos sob os cuidados da Virgem Maria nossos trabalhos e a caminhada da nossa Inspetoria neste ano Jubilar da Misericórdia.
Meu abraço  -  Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação