senha

Estréia 2016 - Explicação da Imagem

em 18/11/2015 | 00h00min

Estréia 2016 - Explicação da Imagem

Cada um de nós pode fazer um “exercício de leitura” do pôster da Estreia para 2016: “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito”. Não precisamos ser semiólogos para interpretar os sinais de um desenho, porque este fala por si mesmo; trata-se de deixar que diga o que a imagem evoca em nós. Tento por isso tracejar alguma sugestão a partir dos símbolos que aparecem no pôster, afirma o vigário do reitor-mor, padre Francesco Cereda.

A ‘Basílica de Dom Bosco’, em Castelnuovo, que está ao fundo, recorda-nos que apenas saímos do bicentenário do nascimento do nosso amado Pai e Fundador. A grata memória desse evento, longamente preparado, e vivido com profundidade em todos os lugares, mas especialmente nos Lugares Salesianos, é uma riqueza de que se devem colher abundantes frutos carismáticos. Portanto não pode ser imediatamente esquecida: antes, deve ser reavivada nos seus aspectos essenciais.

A ‘caminhada’ de um povo se desenrola a partir das nossas humildes origens nos Becchi. É uma multidão. Somos numerosos: Família Salesiana, jovens, leigos. Caminhamos ‘juntos’ e felizes de o fazer. O símbolo da caminhada chama as palavras da estreia: “percorramos juntos”. Do Bicentenário saímos com a identidade carismática reforçada e, portanto com um sentido de pertença mais acentuado. A caminhada é festiva e favorece o encontro. E o encontro sustenta o caminhar: sem encontro, não há caminhada.

Nós caminhamos ‘com’ Jesus. Ele é a direção do caminhar. A Ele todos nós confluímos. Jesus também vai à frente da caminhada. Indica-nos a estrada, porque Ele é o caminho. De fato diz-nos: “Eu sou o Caminho”. E o caminho é a mesma via percorrida por Jesus. Mas Ele é, sobretudo companhia. Como com os Discípulos de Emaús, se faz amigo e companheiro de viagem. Sobretudo dos jovens. Com uma das mãos, Jesus convida o jovem a caminhar com Ele e a segui-Lo. Com a outra lhe oferece apoio e proximidade. Exprime amorevoleza. Ele é a ‘imagem da misericórdia”.

Caminhar com Jesus é uma aventura; uma ‘aventura do Espírito’. Por isso Jesus dirige o convite ao jovem: “Eia! Sus! Vem e segue-Me!”. Podemos responder ‘sim’ ou ‘não’. Não sabemos onde nos levará a caminhada da sequela de Jesus. O Espírito, que é o Mestre interior, nos sugere e convence a acolher o convite de Jesus e a ser Seus discípulos. O Espírito é uma presença discreta, silenciosa. Ele desaparece e não se nota, para dar espaço ao Senhor Jesus. “Tu não sabes de onde vens e para onde vais, porque Ele sopra para onde quer”. Seu sopro é imperceptível. Mas anima. Dá vida. Não se vê: mas está presente.

A caminhada com Jesus, uma aventura do Espírito,  provoca o ‘encontro’. No primeiro plano do pôster há o encontro disponível do jovem com Jesus. O jovem leva n’alma o espírito de Dom Bosco. Se na preparação ao bicentenário fomos convidados a repartir de Dom Bosco, agora o nosso empenho é “repartir de Jesus” com nosso modo específico salesiano. O centro e o primado deve ser dado ao Senhor Jesus: há que pôr-se no seguimento de Cristo por sobre as passadas de Dom Bosco.

O pôster, obra do artista espanhol David González Arjona, de ‘Artia Comunicación’, está disponível em sete idiomas e pode ser baixado no site sdb.org. Pode também ser pedido por e-mail no endereço ans@sdb.org.

Fonte: Redação