senha

Alunos do Castelo/Rio das Ostras Visitam Asilo

em 23/09/2015 | 00h00min

Alunos do Castelo/Rio das Ostras Visitam Asilo

Com alegria e entusiasmo, os alunos da turma 2001 dedicaram-se ao projeto Festa da Roça na Casa dos Velhinhos no decorrer dos meses de julho e agosto. O asilo - Casa dos Velhinhos - localiza-se no nosso município vizinho - Casimiro de Abreu - e atende a, aproximadamente, setenta idosos.

Contando com o envolvimento desses alunos, foi planejada uma Festa na Roça para o dia da visitação com direito à pescaria, salão de beleza, música, dança, sorteios e um delicioso lanche (orientado pela nutricionista da instituição) valorizando a interação dos idosos com os jovens. Planejamos também levar alguns itens mais utilizados pelos idosos. Então, foi realizada uma mobilização para arrecadação de alimentos, medicamentos e fraldas geriátricas. Os alunos distribuíram cartazes e foram às salas de aula das unidades II e IV da nossa escola. A aluna Isabela Leal percorreu estabelecimentos comerciais da cidade para contar com mais doações. A aluna enfatizou o quanto é boa  a sensação de ajudar quem realmente precisa. As alunas Lorena Borges, Milena Longue e Bianca Alves pediram autorização para montar uma barraca de pescaria em uma Festa Junina de um bairro da nossa cidade a fim de  arrecadar fundos para comprar medicamentos.

Quando o grande dia chegou, as expectativas foram superadas: os alunos levaram muitas doações arrecadas, todavia doaram, sobretudo, carinho, atenção e amor. A emoção tomou conta do espaço... E o carinho foi retribuído... Isabela salientou “Eles não são carentes apenas de utensílios, mas de afeto e atenção. Eles precisam de amor e qualquer gesto de carinho é válido. Ir lá, bater um papo, perguntar como estão, já vale muito, eles agradecem. Nem sempre as pessoas precisam de ajuda material e sim de alguém que se importe com o ela passa na vida...Tenho certeza de que saí de lá melhor do que entrei...”

Essa manhã foi bem significativa para a turma e para a comunidade educativa que abraçou o projeto junto a esses alunos.  É importante mencionar que também contamos com a ótima participação dos alunos da turma 3002 Luiz Eduardo Morais, Júlia Guimarães e Mylena Abreu.   A aluna Marcelly de Lima fez a seguinte afirmação :” A nossa ida ao Asilo dos Idosos fez-nos aprender mais sobre o amor ao próximo, sobre a valorização da vida.”  Ela ainda contou com a citação do filósofo Platão para comemorar essa experiência  : “Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice”.

A empolgação dos alunos no retorno à escola rendeu planejamentos de novas vivências como essa!

veja mais fotos

Fonte: Redação