senha

"Crônica de um Encontro Maravilhoso”: Reflexões sobre o Papa em Valdocco pelo P. Á. F. Artime

em 30/06/2015 | 00h00min

"Crônica de um Encontro Maravilhoso”: Reflexões sobre o Papa em Valdocco pelo P. Á. F. Artime

(ANS – Roma) – A grande emoção provada pela Visita do Papa à Basílica de Maria Auxiliadora e a sua atitude de grande proximidade para com a Família Salesiana não deixaram indiferente o Reitor-Mor que desejou partilhar em Facebook a sua reflexão sobre o encontro: “Não posso deixar passar este momento como se nada tivesse acontecido. Desejo contar-lhes em dois momentos alguma coisa de quanto vivemos”.

Meus queridos amigos e amigas, vivemos em Valdocco um dia histórico com a visita do Papa à Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim” – exordiou o Reitor-Mor. O P. Á. F. Artime testimunha a seguir como tenha ficado impressionado pela atenção pessoal dispensada pelo Papa a todos os presentes na Basílica: “Parava, ouvia, respondia. E dizer que a Basílica estava apinhada de gente e, portanto, que se compreendia quanto tempo teria sido necessário para atender a todos! Mas isso não lhe importava”.

Ainda mais comovente foi a saudação pessoal feita pelo Pontífice a cada Salesiano e Filha de MA que estavam em cadeira de rodas. “Eram as cenas de tantas vidas doadas; totalmente expendidas; que agora se encontram a viver na enfermidade ou no limite; vidas transbordantes de sentido, de plenitude. E diante delas, o olhar pleno de ternura de um Pastor que sabe colher neles tamanha doação”.

Além disso, depois de oração silenciosa perante a Urna de Dom Bosco (“gesto belo, cheio de sentido e simbolismo”) e a saudação feita pelo mesmo P. Á. F. Artime, em nome de toda a Família Salesiana, a Fala espontânea (não-lida) do Papa manifestou o seu desejo de entrar realmente em comunhão com todos os presentes. Relembra o Reitor-Mor: “Entregaram-lhe a Mensagem oficial. Olhou-a por alguns segundos. Refletiu e disse imediatamente: ‘Muito formal...’ (…). E iniciou a falar-nos de modo pessoal, espontâneo. Falou com o coração. E aos corações”.

“Obcecou-nos. Falou-nos por mais de meia hora. E nós realmente, com o afeto e o olhar, apertávamos o Papa num abraço. (…) Foi um encontro com o Pastor que mostra, por seu modo de fazer, quanto ele já definiu como ‘sentir o cheiro das ovelhas’ ” – sintetiza o P. Á. F. Artime.

Analisando ‘a posteriori’ a Visita do Papa, o Reitor-Mor conclui afermando que se tratou de “uma mediação do Senhor Jesus e de Dom Bosco, que nos quer uma Família Salesiana muito viva na Igreja, entregue mais que nunca aos jovens e, dentre eles, aos mais pobres”.

Para recordar tais momentos, no sítio web sdb.org está disponível o texto do discurso pronunciado livremente pelo Papa, por ora em três línguas – italianoinglêsespanhol – .

Publicado em 29/06/2015

Fonte: Redação