senha

FSMA: Evento Lembra o Dia da Luta Antomanicomial

em 19/05/2015 | 00h00min

FSMA: Evento Lembra o Dia da Luta Antomanicomial

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) participou ativamente dos eventos que marcaram o Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

Nesse dia, o Curso de Psicologia da FSMA promoveu uma mesa-redonda com o tema "A História da Loucura: Reverberações na Luta Antimanicomial", tomando como base a obra de Michel Foucault, "A História da Loucura". O evento teve como debatedores: Diego Flores (Professor do curso de Psicologia da FSMA); Gerson Dudus (Jornalista, professor do Curso de Comunicação Social da FSMA; e Julio Cesar Silveira (Psiquiatra, psicanalista ex-coordenador da Saúde Mental em Macaé).

- O evento foi mais uma comprovação de que é fundamental a interlocução da academia com o "trabalho vivo", fora dos livros, ou das abstrações de sala de aula. Os palestrantes foram muito felizes ao despertar inquietações, problematizar crenças cristalizadas a respeito do sofrimento psíquico e inclusive ensaiar reflexões em torno dos paradigmas da Saúde Mental – afirmou o Coordenador do Curso de Psicologia, Dr. Marcello Santos.

O encontro teve a presença de aproximadamente 200 alunos dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social.

- Tivemos um público de alunos muito motivados e a participação dos professores da casa, incentivando o engajamento nessa luta antimanicomial, que é de todos nós. Foi uma oportunidade de abordarmos temas importantes como o conservadorismo cego e desinformado que invade nosso senso comum, podendo culminar com um retorno às instituições asilares e todas suas práticas desumanas, o que seria um retrocesso para a humanidade – completou o Coordenador.

A FSMA está participando também do evento “Arte e Loucura – Semana da Luta Antimanicomial” promovido pelo Núcleo de Saúde Mental de Macaé. A instituição arrecadou 300 livros para colaborar com a Feira de Troca Moda e Literatura, que tem como objetivo promover a troca de roupas usadas e brinquedos por livros. A Feira será na quarta-feira, dia 20, na Praça Veríssimo de Melo, a partir das 14h.

Fonte: Redação