senha

Aluno da FSMA participa da Copa das Confederações da FIFA

em 14/06/2013 | 09h30min

Aluno da FSMA participa da Copa das Confederações da FIFAEstar entre os melhores do mundo é o sonho de quase todo profissional. Para o estudante do curso de Jornalismo da Faculdade Salesiana de Macaé, Rui Porto Filho, esse sonho está prestes a se tornar realidade. Ele vai fotografar a Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho, em seis capitais brasileiras. Ao lado dos melhores repórteres fotográficos da atualidade, ele espera capturar imagens que lhe garantam uma vaga para cobrir a Copa do Mundo de 2014.

Há 15 anos trabalhando com fotografia, foi após ter iniciado o curso de Jornalismo que ele diz ter aprimorado o seu olhar. “O curso me ajudou a encontrar novos ângulos para um mesmo assunto, sair do senso comum, visualizar diferentes abordagens para um tema”, disse.

Rui que começou a trabalhar com fotojornalismo em 2004, afirma que não dá para se tornar um bom profissional sem qualificação. “Eu já tinha feito cursos livres de fotografia. Com a graduação, aperfeiçoei a linguagem jornalística e as coisas foram acontecendo”.

Em 2009, ele iniciou a parceria com a agência paulista Fotoarena. E, desde então, fez várias pautas nacionais, como a queda do helicóptero na Bacia de Campos e incursões do BOPE e Policia Federal em Macaé. Algumas dessas pautas renderam ao fotógrafo a publicação de fotos na Veja e na Revista Exame. E abriram portas para que ele fosse contratado como freelancer pelo Correio Brasiliense, Jornal Valor Econômico e Editora Abril

Mas foi na cobertura esportiva que Rui acabou se destacando. Com a reabertura do Estádio Cláudio Moacyr em 2010 e os jogos do campeonato carioca e brasileiro acontecendo na cidade, a publicação das suas fotos em jornais como O Globo, Lance!, Extra e O Dia foram se tornando recorrentes - inclusive na capa. Recentemente, ele fotografou o jogo de reabertura do Maracanã junto da imprensa internacional, na partida Brasil x Inglaterra, no dia 2 de junho.

- Chegar até aqui é resultado de uma trajetória de grande esforço. Em um mundo em que a imagem fala por si mesma, acho que o fotojornalismo deveria ser mais valorizado na região. Inclusive esse é o tema da monografia que estou desenvolvendo. Até porque é uma área rentável para quem tem equipamentos próprios e de qualidade.

Atualmente, Rui trabalha como coordenador de fotografia na Prefeitura de Macaé, é parceiro da Fotoarena e da Agência Internacional Getty Images, que é a agência oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil.

Fonte: Redação