senha

Mensagem do Reitor-Mor aos Jovens do MJS

em 04/02/2015 | 00h00min

Mensagem do Reitor-Mor aos Jovens do MJS

Por ocasião da festa de Dom Bosco

"Escrevo-vos, jovens, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós" (1Jo 2,14)

Meus queridos jovens,

É a primeira vez que, como Reitor-Mor, tenho a oportunidade de escrever a todo o MJS do mundo, por ocasião da grande festa de Dom Bosco, muito mais especial neste ano em que celebramos o Bicentenário do seu nascimento.

Com muito gosto continuo a tradição que nos últimos instaurou o nosso querido Reitor-Mor, hoje Emérito, padre Pascual Chávez Villanueva, dado que é uma bela tradição e uma ótima oportunidade para entrar em comunicação convosco em toda a parte do nosso mundo salesiano. E escolhi como título desta mensagem as belas e fortes palavras que lemos na primeira carta de S. João:

"Escrevo-vos, jovens,

porque sois fortes

e a palavra de Deus

permanece em vós" (1Jo 2,14)

O motivo desta escolha é que me parece uma belíssima concretização do chamamento que hoje o Senhor Jesus faz a cada um de vós e que sem dúvida Dom Bosco, com a sua genialidade educativa, saberia converter em desafio e meta da vida quotidiana para os seus jovens.

Meus queridos jovens: não posso esconder-vos esta minha profunda convicção: o Senhor, Jesus de Nazaré, Filho de Deus, é o caminho autêntico para a verdadeira felicidade de cada um, de cada uma, de vós.

E como vos disse o Papa Francisco a vós, jovens:

"Jesus convida-nos a segui-lo, a percorrer com Ele um caminho de amor,

o único que leva à vida eterna.

Não é um caminho fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça

e nunca nos deixa sós...

Se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja na nossa vida,

se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos,

sentiremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar".

1. Escrevo-vos porque sois fortes

Meus queridos jovens, esta é uma afirmação da Palavra de Deus, que está muito longe de ser uma lisonja ou uma palavra vazia. É uma afirmação que exprime como, no seu Amor, o nosso Deus tem a certeza de que vós sois garantia para o Reino e para uma Humanidade mais justa e fraterna.

A certeza de que será assim está na adesão de cada um de nós, de cada uma de vós, a Jesus Cristo. De facto, meus amigos e amigas, Ele nunca será um estranho se Lhe derdes acolhimento no vosso coração. É e será para vós a expressão mais plena do Amor de Deus e o 'rosto humano de Deus' que deseja a vossa felicidade, de todos e de cada um de vós, e que vos interpela para vos ajudar a crescer.

O nosso amado Dom Bosco concretizava este chamamento do Senhor em cada um dos seus rapazes, tal como faria hoje convosco, ajudando-vos a fazer uma boa caminhada de fé que vos levasse a experimentar, de maneira muito real, o amor de Deus nas vossas vidas.

Dom Bosco acreditava cega e plenamente em vós, jovens. Das inquietações, esperanças e alegrias dos seus jovens (e das vossas), fazia as suas próprias, vivendo com os seus jovens, no meio deles e para eles, e tornando realidade aquilo que nele era um dom especial, o ser o homem da relação pessoal, do bom trato, da amizade e do diálogo, que dava aos seus jovens toda a confiança para ser verdadeiramente 'fortes' no caminho da vida, fortes na vossa fé, acreditando realmente nas vossas capacidades e possibilidades, acreditando que vós podeis e deveis ser, porque assim o quer o Senhor, os verdadeiros protagonistas das vossas vidas.

2. Permiti-nos caminhar convosco, no meio de vós, ao vosso lado

Dom Bosco descobriu com grande força a paternidade infinita de Deus e foi permitindo, na sua liberdade, que o Espírito modelasse nele um coração de pai dos seus rapazes, um coração cheio de confiança e de gratidão, que o levasse a dar tudo e a dar-se a si mesmo totalmente aos seus jovens, com o coração de Jesus, o Bom Pastor, atraído de maneira especial pelos mais pequenos e pobres.

Tal como Dom Bosco, aqueles que hoje formamos esta grande árvore que é a Família Salesiana, queríamos caminhar convosco, no meio de vós, ao vosso lado, renovando a nossa amizade, traçando um caminho que nos leva a todos, juntamente, a 'ser fortes' (como a Palavra de Deus nos pede), a caminhar juntos para os ideais do verdadeiro projeto de homem ou mulher que Jesus nos mostrou.

Este caminhar juntos vai significar que nos educamos reciprocamente, contribuindo cada um com o dom daquilo que é; significa que queremos caminhar para continuar a crescer, mostrando atenção, simpatia e interesse pelo outro, pela outra, envolvendo esses anelos, desejos e esperanças que enchem de sentido as vossas vidas jovens, e as nossas, como resposta ao convite, sempre atual e renovado que o Senhor nos faz, a ser dos seus, a ser seus discípulos.

E neste ser jovens de hoje, crentes, discípulos e missionários de Jesus, como nos pede o Papa Francisco, convido-vos, jovens queridos, a beber na fonte da espiritualidade salesiana, que de maneira concreta vos levará a Jesus, tocando mais de perto o coração de Dom Bosco.

Esta espiritualidade, como acontecia com Dom Bosco, projeta os jovens mais para além da sua pessoa, para Deus. É este um desejo do coração pastoral daqueles que desejamos caminhar convosco, ao vosso lado: apostar na fé com a convicção de que nela Jesus de Nazaré oferece, nos oferece a todos, um caminho que leva à plenitude.

Esta espiritualidade salesiana que vos propomos descobrir e viver juntos é uma espiritualidade do quotidiano, um quotidiano que se inspira em Jesus Cristo, pessoa em que vós, jovens, reconheceis a presença de Deus, e em quem podeis viver a vossa realização pessoal.

É também uma espiritualidade da alegria e do otimismo, que não recusa o esforço e a responsabilidade, mas que olha para a vida com esperança.

É a espiritualidade da amizade com Jesus, o Senhor, e que na comunhão eclesial oferece a oportunidade de crescer e de amadurecer na fé.

E é, finalmente, uma espiritualidade do serviço e doação aos outros na simplicidade do quotidiano.

Esta é a vivência salesiana que se baseia simultaneamente numa convicção gozosa e fundamental: na vida corrente, no dia a dia, no quotidiano, podemos encontrar o Senhor.

Termino estas palavras, meus queridos e queridas jovens, expressando-vos o que em breve farei, em Valdocco, perante a Auxiliadora. Confiar-vos-ei a Ela, porei, no meu coração, a minha intenção e pensamento por cada um, cada uma de vós, mesmo sem vos conhecer ainda a todos. A Mãe acompanhar-vos-á sem dúvida com a sua ternura e ajudar-vos-á neste caminho para o Encontro com o Senhor, e para o encontro com os outros jovens e com aqueles que também necessitam de vós.

Saúda-vos com sincero afeto,

Ángel Fernández Artime, sdb

Reitor-Mor

Fonte: Redação