senha

Abertura do Ano da Vida Consagrada

em 01/12/2014 | 00h00min

Abertura do Ano da Vida Consagrada

Uma Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro na manhãdo primeiro domingo do Advento (30 de novembro) -  presidida pelo Prefeito daCongregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedade de VidaApostólica, Cardeal Dom João Braz de Aviz -, deu início ao Ano da VidaConsagrada, que se estenderá até fevereiro de 2016. Uma mensagem do Papa Franciscofoi lida aos presentes:

“Despertai o mundo! Iluminai-o com o vosso testemunhoprofético e contra-a-corrente”, exortou Francisco no dia em que é aberto o Anoda Vida Consagrada por ele convocado, há 50 anos da promulgação do decretoconciliar “Perfectae caritatis” sobre a renovação da vida religiosa.  Na mensagem, o Santo Padre abraçafraternalmente os consagrados e consagradas, mostrando-lhes a “beleza e apreciosidade desta peculiar forma de seguimento Christi, representada – explica– por  todos” aquele que “decidiram deixartudo para imitar Cristo mais de perto mediante a profissão dos conselhosevangélicos”.

Olhando às “tantas iniciativas” que serão “realizadas emtodas as partes do mundo”, o Papa exorta a um testemunho luminoso indicando,ainda uma vez, as três palavras programáticas: “Ser alegres”, isto é, mostrar atodos que seguir Cristo e colocar em prática o Evangelho enche “o coração defelicidade”. Ser “corajosos” porque – escreve – “quem se sente amado peloSenhor sabe depositar nele toda confiança”, podendo “como os vossos fundadores”abrir “caminhos novos de serviço ao reino de Deus”. E terceiro ponto, ser“homens e mulheres de comunhão”. “Sejam incansáveis construtores defraternidade” – exorta – especialmente em relação aos “mais pobres”, mostrem“que a fraternidade universal não é uma utopia, mas o sonho mesmo de Jesus paraa humanidade inteira”.

As palavras do Papa foram acolhidas com alegria e comoçãopelos presentes e o Cardeal João Braz de Aviz expressou “plena comunhão” com o“Papa na Turquia” para o encontro “fraterno com o Patriarca Bartolomeu” e paraaprofundar o diálogo inter-religioso com os irmãos e irmãs muçulmanos”. Grandea alegria para os novos desafios:

“Iniciamos este Ano da Vida Consagrada no sinal da esperançacristã pois o Senhor é fiel e, com a sua misericórdia, transforma as nossasinfidelidades. Quem espera nele não fica desiludido”.

A entrega a Deus muda o coração do homem e torna seguro o nossocaminho, disse o Cardeal:

“Quanto mais nos deixamos plasmar pelo Pai como argila emsuas mãos, isto é, mais nos entregamos confiantes em suas mãos de Pai que nosama, mais nós caminharemos com segurança e despertos no encontro com Ele,quando chegará. Este comportamento poderá dar muita profundidade ao ano queagora iniciamos”.

Ao concluir sua reflexão, baseada nos pontos propostos peloPapa Francisco na Carta Apostólica “Testemunhos da Alegria”, dirigida aosreligiosos e religiosas como um programa concreto para o Ano da VidaConsagrada, o Cardeal Braz de Aviz convidou a todos para “sentirem como nossoeste programa concreto traçado pelo Papa Francisco”, que faz concentrar o nossocaminho do Ano da Vida Consagrada em três realidades centrais: Evangelho,Profecia e Esperança.

Fonte: Redação