senha

Papa às Capitulares: Acolham os Jovens com Alegria

em 08/11/2014 | 00h00min

Papa às Capitulares: Acolham os Jovens com Alegria"Acolham os jovens com alegria como fazia Dom Bosco” foi a exortação de Papa Francisco dirigida às Capitulares, recebidas hoje, sábado, 8 de novembro, às 11h15min na Sala Clementina do Palácio Apostólico no Vaticano, por ocasião do 23º Capítulo Geral cujo tema é: “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza”. Um presente realmente extraordinário para o nosso Instituto, na pessoa das participantes do CG XXIII.
Um caloroso e longo aplauso acolheu o Pontífice chegou à Sala e logo estabeleceu-se um clima de simplicidade e cordialidade. A Madre geral, M. Yvonne Reungoat, dirigiu ao Papa uma cordial saudação agradecendo-o pela sua proximidade ao Instituto, testemunhada com gestos de grande delicadeza. Em seguida afirmou: «Não podemos imaginar horizontes de futuro para a nossa Família religiosa sem os jovens, especialmente os mais pobres; nas suas inquietudes, geralmente não expressas, percebemos a necessidade de sentir-se em casa, ou seja, de ter pontos de referência afetivos, sociais, de pertença, e de poder compartilhar valores e gestos evangélicos. Os jovens são o lugar onde Deus nos fala, nos encontra, nos transforma e nos envia, os protagonistas na obra da nova evangelização e, de qualquer modo, também os nossos mestres. Estes, em efeito, nos transmitem a arte da esperança, a paciência da espera, a alegria de encontrar-se e compartilhar a fraternidade, o desejo de uma fé autêntica que toque a existência concreta, a necessidade de uma vida simples e centrada no essencial». 
Papa Francisco, com o habitual estilo simples e familiar, dirigiu sua palavra às Capitulares recordando as origens do carisma salesiano e convidando-as primeiramente a “sair”, a “colocar-se em caminho” rumo a tantas periferias, com uma atenção preferencial pelos pobres. Em seguida continuou: «Sejam em toda parte testemunhas proféticas e presença educativa, mediante uma acolhida incondicional dos jovens, enfrentando o desafio da interculturalidade e identificando caminhos para tornar mais eficazes as intervenções apostólicas num contexto juvenil permeado pelo mundo virtual e pelas novas tecnologias, especialmente as digitais».
Papa Francisco exortou ainda a estar sempre “em contato com as alegrias, as esperanças e os sofrimentos do povo”, a não esquecer a terra argentina da Patagônia e a contribuir com entusiasmo “no âmbito da educação e da escola, da catequese e da formação dos jovens” à missão: «Sejam para todos, missionárias da esperança e da alegria, testemunhando os valores próprios da identidade salesiana, especialmente a categoria do encontro, aspecto fundamental do carisma de vocês: esta é a fonte sempre fresca e vital onde buscar aquele amor que revitaliza a paixão por Deus e pelos jovens. As inevitáveis dificuldades, que se encontram no caminho, não diminuam o entusiasmo da ação apostólica de vocês».
Na conclusão, Papa Francisco recordou que a Igreja estima a vida religiosa porque esta se encontra “no coração da Comunidade e é elemento decisivo para a sua missão”.
A extraordinária experiência desta manhã foi vivida por todas num clima de fraternidade universal. Foi uma grande riqueza que dá novo impulso aos próximos trabalhos da Assembleia capitular e para o pós-Capítulo.

Fonte: Redação