senha

O Outro Lado do Capítulo (1)

em 31/10/2014 | 00h00min

O Outro Lado do Capítulo (1)Comissões, assembleias, reflexão pessoal, trabalhos de aprofundamento, votações, atas, discernimento para as eleições... um Capítulo geral é tudo isso, mas não só. Para incrementar a reflexão sobre o tema capitular houve uma troca de experiências multiculturais realizadas pelas Conferências Interinspetoriais durante o tradicional Boa-Noite.

As diversas inspetorias da CINAB, constituída em 1997 e que abrange a Bolívia, a Colômbia com quatro inspetorias, o Equador, o Peru e a Venezuela, compartilham desde sempre a comum dedicação às jovens mais necessitadas a quem oferecem um serviço educativo através da escola, dos centros de promoção da mulher, dos grupos formativos e do oratório - centro juvenil. Um exemplo é a experiência apresentada pelo Inspetoria Maria Auxiliadora de Medellín na Colômbia (CMA) que, desde os anos 80, desenvolve um projeto de acolhida Casa Mamãe Margarida para jovens pobres e abandonadas. A atenção às necessidades do povo, o Sistema preventivo e a pedagogia da bondade, a confiança na Providência e o amor incondicional fez das Irmãs e das próprias jovens, missionárias e evangelizadoras. Uma das jovens assim relatou: «Quando cheguei aqui, logo recebi carinho, calor, amor... respirei o espírito de família, a partilha e a doação das Irmãs que me apoiaram e incentivaram; aprendi a sonhar grande e a ter confiança; aprendi a rezar... Cresci não somente no tamanho, mas enriquecida por valores que são vividos na Casa Mamãe Margarida».

Interessante e atual é o projeto “Famílias em ação” iniciado em Guiria (Venezuela) nos últimos anos, pela Inspetoria S. João Bosco (VEN) para responder à necessidade de formação das famílias. O método adotado foi o de ir ao encontro das famílias lá onde elas vivem e compartilhar uma experiência de formação e de fraternidade, com a ajuda de uma equipe de professores, pais, alunos e FMA que oferecem escuta, confronto, partilha de sonhos e necessidades. Hoje é fundamental valorizar a família: o que se pede é que seja reconhecido o quanto é belo ser família hoje; quanto isto é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade.

A CIMAC nasceu no dia 14 de outubro de 1991, abrange 6 inspetorias e as seguintes Nações: México (MME e MMO), Costa Rica, Nicarágua, Panamá (CAM), Honduras, Guatemala, Salvador (CAR), República Dominicana, Cuba, Porto Rico (ANT), Haiti (HAI). A experiência de reconstrução, depois do terrível terremoto de 2010, foi partilhada pelas nossas irmãs do Haiti, que destacaram como a proximidade e a solidariedade dos lugares vizinhos, dos leigos e do Instituto permitiram-lhes responder às necessidades primárias do povo (alimentação, vestuário...) e a reencontrar uma “casa”, aquele ambiente e clima de família que lhes impulsionou em particular à reconstrução que começa pelas pessoas através de uma educação de qualidade articulada em torno a quatro campos: a construção, a reabilitação e reconstrução das infraestruturas escolares; a formação contínua dos professores e a formação profissional; a qualidade de vida através de uma alimentação saudável, o microcrédito e uma moradia digna; o direito à cidadania e à identidade cultural. Foi construído um Centro educativo Jesus Bom Pastor (Meyer Croix des Bouquel’s) que hoje acolhe 150 meninas em situação de risco, órfãs depois do terremoto. Centenas de meninas e de meninos dos arredores podem frequentar a escola e o oratório - centro juvenil. Foram ativados programas de educação e formação para os pequenos, para jovens e adultos, de educação e evangelização através de grupos de compromisso, nos quais os jovens fazem experiência de Deus, de oração, de doação de si mesmos e de fraternidade. É neste contexto que as FMA estão crescendo no Haiti, procurando dar a sua colaboração para a reconstrução necessária.

A Conferência Interinspetorial Ásia Oriental (CIAO) que abrange as nações da China, Camboja/Mianmar, Filipinas, Japão, Coreia, Tailândia, Timor/Indonésia e Vietnã escolheu apresentar a experiência de coordenação e corresponsabilidade vivida pelas FMA das Filipinas como resposta ao desastre natural provocado pelo furacão Haiyan, no dia 8 de novembro de 2013. As FMA da Inspetoria “S. Maria Mazzarello”, junto aos leigos e jovens, e em rede com as ONGs e OG, grupos religiosos e instituições, estão desenvolvendo um programa para a gestão dos desastres "FMA Philippines Disaster Management Task Force". Através de um vídeo, elas mesmas contam como concretamente foram realizadas as atividades de recuperação e reabilitação através da construção de refúgios temporários e/ou casas permanentes, cursos de formação e educação, um ambulatório, a casa de acolhida para meninas órfãs e abandonadas “Laura Vicuña Center”, fornecimento de meios para a subsistência (barcos, máquinas de costura), os cursos profissionalizantes com bolsas de estudo para a formação técnico-profissional das jovens. As FMA continuam levando em frente a missão com coragem e solidariedade e sendo entre o povo testemunhas do amor, segundo o espírito de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Fonte: Redação