senha

Concluídos os Encontros de Aprofundamento do Tema Capitular

em 20/10/2014 | 00h00min

Concluídos os Encontros de Aprofundamento do Tema Capitular

O início da nova semana, segunda-feira dia 20 de outubro, coincide com a conclusão dos trabalhos de aprofundamento do tema do Capítulo geral. Um compromisso grande para todas as Capitulares que dedicaram vários dias à oração e à reflexão pessoal, ao diálogo nas 13 Comissões de estudo, ao confronto nas Assembleias, em um clima de profundidade e de “parrésia”.

Os últimos dois núcleos tratados envolveram todas numa memória vital da experiência das Comunidades. Por isto, os ritmos de trabalho se desenvolveram de modo muito ativo e bem exigente.

O 4º núcleo tratou a questão: POR QUE COM TODA A FORMAÇÃO QUE RECEBEMOS A NOSSA VIDA NÃO MUDA? Já o Instrumento de trabalho havia sinalizado algumas consequências fundamentais da formação das FMA e de toda a Comunidade educativa: concretizar estratégias e processos para responder à necessidade de interioridade e de unificação interior; despertar as comunidades para que se tornem sempre mais lugares de formação permanente; valorizar a presença das FMA mais jovens para fortalecer juntas uma autêntica cultura vocacional; questionar-se sobre as experiências de abandono da vida consagrada, de busca de experiências alternativas de espiritualidade ou formas diversificadas de vida religiosa e comunitária. 

Estes primeiros elementos oferecidos entrecruzaram com numerosas intuições da parte das Capitulares, que demonstraram profundidade de pensamento, originalidade de perspectivas, desejo de levar um novo fôlego às Comunidades.

O último núcleo representou um momento de síntese da reflexão destas semanas no confronto com uma questão provocadora: ESTAMOS SOMENTE RESTAURANDO OU FAZENDO ALGO DE NOVO? Também sob este aspecto, foram aproveitados alguns elementos prévios de resignificação para a vitalidade do carisma. Em particular: a coragem de um autêntico discernimento para responder às exigências do carisma hoje; dar nova força ao estilo de animação e governo com o envolvimento de todas em vista de um processo compartilhado, a partir do sonho coletivo de futuro; um cuidado particular da vida espiritual, uma sólida formação cultural, pedagógica e salesiana; a capacidade de conversão, de purificação, de êxodo espiritual que faz olhar com confiança o futuro no qual Deus permanecerá ao nosso lado; o fortalecimento de comunidades interculturais em vista do acompanhamento e apoio aos migrantes. 

Os conteúdos propostos e elaborados nas Comissões e na Assembleia foram confiados à Comissão de redação que há mais tempo vem refletindo como organizar a elaboração do Documento capitular. No final da semana passada, a mesma Comissão compartilhou com a Assembleia uma primeira panorâmica da organização do esquema. As Capitulares, depois de um tempo de reflexão, acolheram coletivamente o esquema, permitindo assim o início da elaboração do documento. 

Fonte: Redação