senha

Falecimento de Dom João Corso

em 16/10/2014 | 00h00min

Falecimento de Dom João Corso

O bispo emérito do município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro,dom João Corso, faleceu na madrugada desta quarta-feira (15), aos 86 anos. Ele estava internado em uma unidade médica em São Paulo, capital. O corpo de dom João Corso chegou a Campos à meia noite desta quarta. Ele será velado e sepultado na Basílica menor Santíssimo Salvador. Haverá missa de corpo presente às 7h, 12h e 15h. O sepultamento acontece às 16h.

Por nota, o bispo diocesano de Campos, dom Roberto Francisco Ferreira Paz,manifestou pesar pelo ocorrido. “Com o coração entristecido e pesaroso cumpre-nos comunicar o falecimento do saudoso Dom João Corso. Recomendando-nos as vossas orações, renovamos votos de comunhão eclesial e profunda estima pela vossa pessoa. Que o Deus da glória e da vida o tenha junto a si este nosso irmão no episcopado tão prestimoso e solidário no seu amor incansável à Igreja”, disse.

De acordo com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),durante a trajetória episcopal, dom João exerceu importantes atividades a serviço da Igreja, no âmbito canônico. Foi consultor na Congregação para o Clero e na Comissão para Interpretação dos Textos Legislativos. De 1996 a 2003,esteve como presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese do Rio de Janeiro. Teve intensa atuação nos estudos canônicos, área em que obteve a formação de mestre e doutor em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Turim, na Itália.

Dom João nasceu em Cajobi, em São Paulo, em 30 de março de 1928. Ingresso no Seminário de Filosofia em 1994 e Teologia em 1950. Foi membro da Ordem dos Salesianos de Dom Bosco, sendo ordenado presbítero em 1953. Sua nomeação episcopal aconteceu em 12 de outubro de 1990, por escolha do papa João Paulo II. Por motivo de idade avançada e, conforme prevê o Direito Canônico, renunciou ao episcopado em 1995.

 

Fonte: Redação