senha

XXIIICG - Filiação: Caminhos de Reflexão e de Investigação

em 08/10/2014 | 00h00min

XXIIICG - Filiação: Caminhos de Reflexão e de InvestigaçãoO dia 7 de outubro iniciou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Guerino Di Tora, Bispo Auxiliar de Roma Norte que, na homilia, refletiu sobre Maria Virgem do Rosário e sobre o tema capitular.

Um dia intenso para as Capitulares que, no final da tarde, participaram da Mesa Redonda de apresentação do livro “Filiação: caminhos de reflexão e de investigação” promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Âmbito FS, e pela Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”.

O livro oferece uma contribuição detalhada e vasta de estudos no qual a colaboração espiritual e educativa das Filhas de Maria Auxiliadora resulta um ponto de confronto útil também para aqueles que compartilham outras experiências evangélicas e outras propostas religiosas.

Em síntese, os núcleos temáticos são: A filiação, condição e vocação da humanidade; Um retorno à fonte; Guardiões da memória como profecia; Com o coração grato e exultante como Maria; Na relação entre as gerações; Na Auxiliadora conscientes da maternidade/paternidade evangélicas.

Após um breve momento de oração a Maria, o evento foi introduzido pelas boas-vindas da Madre geral e da Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Pina del Core, que destacou a Filiação como centro da visão e missão da Faculdade: “Com Maria por uma cultura da vida”.

Madre Yvonne, salientando que a apresentação do livro se realiza ao mesmo tempo em que no Vaticano se celebra o Sínodo sobre a família, afirmou: «Ser filhos/filhas supõe um pai e uma mãe, faz pensar a uma família. Ser filho, de fato, é uma experiência central que caracteriza toda a existência no seu proceder dinâmico rumo à plenitude; favorece a reciprocidade e a gratuidade, promove o relacionamento intergeracional, abre à experiência de fé. Na comunicação da fé, a família tem um papel fundamental».

Ir. Marcella Farina, Professora do Auxilium e moderadora da Mesa Redonda, destacou o caminho de discernimento que favoreceu a escolha do tema: a ‘filiação’ como categoria que interpela o caminho da identidade humana, cristã e carismática.

As colocações das palestrantes, Pina Bellocchi e Noemi Bertola, a partir da riqueza da própria experiência e vocação, tiveram como leitmotiv a referência “à fonte vital, ao núcleo originário e único da experiência cristã: ser filhos no Filho, graças ao qual vivemos a ‘sororidade’, o ser irmãos e irmãs entre nós”.

Antonio Escudero, SDB definiu o texto “original e comprometedor; sugestivo e propositivo para uma futura investigação considerando os apelos que nascem da cultura atual e das urgências educativas dos jovens” e indicou os motivos e critérios de leitura.

A Madre concluiu incentivando a leitura do texto na esperança de que “no mistério da filiação divina e da família de Deus todos possam encontrar a fonte da própria felicidade, o sentido da plenitude de vida”.

Fonte: Redação