senha

Pensando a Vida como Vocação

em 01/10/2014 | 00h00min

Pensando a Vida como VocaçãoVocação é chamado e liga-se a estado de vida. Diferente de profissão que é serviço da vida humano-social. Vida é nosso primeiro chamado. Cremos em Jesus Cristo, modelo na vivência da vocação humana. Vocação introduz na compreensão do dinamismo de Deus e nos revela a verdade sobre sua existência.

A vida assume assim o valor de dom recebido, que tende, por sua natureza, tornar-se bem doado. Na origem do caminho vocacional está Deus revelando que não construímos a vida sozinhos. Ele caminha conosco. Se nós o quisermos, tece conosco uma maravilhosa história de amor, única e irrepetível, em harmonia com a humanidade e com o cosmos. Descobrir a presença de Deus na própria história é a grande virada que transforma o horizonte simplesmente humano. Cada pessoa há de encontrar-se plenamente no dom sincero de si. Eis o segredo da existência e de autêntica realização humana.

É preciso reencantar a vida. Há o testemunho de pessoas mostrando a fecundidade de uma existência que tem em Deus a sua fonte. Pessoas consagradas, com seu testemunho, conservam a consciência dos valores do Evangelho.

Um pensamento a vocês jovens, sedentos de valores e, muitas vezes, incapazes de encontrar caminhos que levam a eles: Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida! A presença e o serviço de pessoas consagradas abre o coração e a mente para horizontes de esperança, cheios de Deus, e educa para a humildade e gratuidade de amar e de servir.

Na família e na escola, pais e educadores, estejam junto dos filhos e alunos, não os deixando sozinhos diante das grandes escolhas da adolescência e da juventude. Importa guiá-los na direção da autêntica alegria, fazendo ressoar no coração deles, às vezes invadidos pelo medo do futuro, a alegria libertadora da fé.

"A messe é grande, mas os operários são poucos! Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários" (Lc 10,2)! Que o Espírito Santo suscite mais e novas vocações de especial consagração e uma real compreensão do sentido da existência como transparência da beleza e da santidade de Deus.

Fonte: Redação