senha

Palavra de Ir. Ana Teresa - Outubro

em 01/10/2014 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa - OutubroInspetoria Nossa Senhora da Penha
        RJ/ES – Circ.10/2014

 “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização...
e o entusiasmo missionário” EG 24,80

Queridas Irmãs,

Estamos vivendo o tempo forte de Capítulo Geral, um evento carismático do EspÍrito Santo.
Consultando as Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora, art. 135 lemos que: o capítulo é um tempo forte de avaliação, de reflexão e de orientação na busca comunitária da vontade de Deus. É uma assembleia representativa de todo o Instituto, é meio e expressão de unidade.
A temática que ocupa esse longo tempo, como sabemos é: “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza”. Temática refletida, rezada e assimilada por todas as comunidades das FMA do Instituto, hoje presentes nos cinco continentes em 95 países. As 194 Irmãs participantes do CCXXIII são porta vozes das 12.959 Irmãs.
Madre Yvonne Reungoat, comentando o tema diz: «O tema se situa no horizonte da nova evangelização e no contexto dos problemas ligados à falta de fé, de relações interpessoais, de referências significativas, de um ambiente onde sentir-se em casa. A casa na tradição salesiana é ambiente de família formado por FMA, jovens e leigos, é clima de corresponsabilidade que favorece o crescimento das pessoas, fortalece a alegria, é espaço de anúncio de Jesus e apelo vocacional. É experiência de comunhão no estilo do Sistema preventivo, que dilata os horizontes da missão aos apelos da Igreja e da realidade. Nela, é importante que os jovens se sintam felizes e sejam conosco protagonistas ativos, envolvidos na missão evangelizadora, especialmente em meio a outros jovens».
Hoje a realidade nos interpela, a Igreja, na voz do Papa Francisco, nos convoca a uma vivência mais coerente e radical do evangelho. A sermos presenças vivas no meio do povo. É neste tempo chamado hoje, neste contexto de tanta morte, violência, falta de fé, neste ambiente onde os jovens são manipulados, desacreditados em que falta-lhes a CASA - ambiente de família, de carinho e amor, que como salesianas, somos chamadas a ser resposta de salvação às suas profundas aspirações.
O “da mihi animas, cetera tolle”, que levou Dom Bosco e Madre Mazzarello a se tornarem dom total para os jovens do seu tempo, nos impulsione a sermos ainda hoje ousadas e criativas na nossa missão educativa.
Abramos a nossa CASA, também aquela do coração para acolher o novo que chega a nós cada dia através da Palavra de Deus que se encarna e está presente no meio de nós.
Sei que muitas de vocês estão acompanhando o Capítulo com orações, através dos meios de comunicação: algumas interagem comentando, outras visitam o site da Inspetoria e/ou do Instituto e acompanham o que está sendo postado, algumas comunidades estão lendo e partilhando o material disponibilizado. Fico muito feliz! Isto é família. É pertença!
Acompanho com o coração agradecido por aquilo que que cada uma é e realiza na comunidade e na Inspetoria.
Permaneçamos firmes no caminho. Temos certeza que a Virgem Auxiliadora orienta nossos passos e ilumina nossas escolhas em direção aos jovens e crianças a nós destinados.
Em profunda comunhão o meu abraço fraterno,
Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação