senha

Entrega da Cruz às Neomissionárias

em 29/09/2014 | 00h00min

Entrega da Cruz às NeomissionáriasEnquanto a assembleia capitular retoma os trabalhos, o rosto das nossas irmãs neomissionárias está radiante pela experiência vivida em Turim – Valdocco. A missão é questão de amor! Eis a grande inquietação de todas as Capitulares: “Ai de mim se não evangelizar”.

Domingo, dia 28 de setembro, na Basílica Maria Auxiliadora de Turim, as neomissionárias FMA, os missionários SDB e alguns leigos receberam o mandato missionário. Estiveram presentes a Madre geral, M. Yvonne Reungoat, e a Conselheira para as Missões, Ir. Alaide Deretti.

A celebração eucarística foi presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime que, repetindo o gesto de Dom Bosco quando em 11 de novembro de 1875 enviou os primeiros missionários à Patagônia, entregou a cruz missionária a um significativo grupo de SDB e FMA.

O evento aconteceu durante o Harambée, que reuniu nos dias 27 e 28 de setembro, primeiramente no Colle Dom Bosco e depois em Valdocco, aproximadamente 400 jovens da Itália e da Europa salesiana que durante as férias fizeram uma experiência de vida nas missões salesianas. Com eles, outros tantos compartilham o entusiasmo missionário de Dom Bosco e o seu amor pelos jovens pobres e marginalizados.

Na noite de sábado, Ir. Alaide Deretti, em nome da Madre geral, deu o Boa-Noite: «Hoje, deste lugar, e amanhã de Valdocco, vocês serão chamados a dar vida ao sonho de Dom Bosco que não é outro senão o sonho de Deus. “Caminhar, sair, ir ao encontro, ir em busca dos que estão distantes...”. Ser missionários dos jovens, falar com a vida, anunciar o Evangelho ao mundo, construir a cultura do diálogo e do encontro. Não importa a idade, o que importa é o coração de vocês: Vão!».

Foram dois dias de festa, partilha e testemunhos, em estilo simples e familiar, cuja finalidade era cumprimentar os novos missionários que partem.

São 16 as neomissionárias FMA que, provenientes de diferentes nações, irão aos 5 cantos do mundo para continuar atualizando o carisma e o empenho educativo dos Fundadores: Alvarado López Amanda (CAM), Arredondo Sánchez M. Lourdes (MMO), Borja Runita (FIL), Cao thi Ngan Marian (VTN), Charoenrat Raphiphan Caterina (THA), De Leon Juliet (FIL), Dominguez Ravena (FIL), Dothi My Linh Anna (VTN), Kosinska Jolanta (PLA), López Díaz M. Concepción (MME), Lukasinska Anna  (PLA), Monkore Apentue Florence (AFC), Pak Chom Leem Monica (KOR), Potaczek Ewa (PLJ), Reháková Maria  (SLK), Vu Thien Van Teresa (VTN) - CMY.

As neomissionárias chegaram à Itália no mês de julho e estarão em Castelgandolfo até o final do Capítulo geral. Neste tempo, elas têm-se dedicado ao estudo intensivo da língua italiana e ao conhecimento recíproco. Já iniciaram o percurso formativo, coordenado por Ir. Alaide Deretti, Conselheira geral para as Missões ad/inter gentes e pelas FMA que colaboram no Âmbito.

As neomissionárias estiveram em Mornese, de 19 a 25 de setembro, onde viveram uma experiência de aprofundamento carismático, em particular sobre Madre Mazzarello para compreender o seu coração missionário e reforçar o entusiasmo missionário através do contato com os lugares da Santa, e ao percorrer as etapas do seu itinerário histórico-espiritual. Durante todo o ano, elas terão a possibilidade de preparar-se para melhor responder à sua vocação missionária. Em dezembro, às vésperas do Natal, como já é tradição, a Madre comunicará a cada uma o lugar de destinação.

Fonte: Redação