senha

Peregrinação em Turim e Nizza

em 17/09/2014 | 00h00min

Peregrinação em Turim e NizzaNa manhã do dia 17/09, as Capitulares iniciaram a peregrinação rumo a Turim-Valdocco onde às 11h tiveram a Celebração Eucarística de encerramento dos Exercícios Espirituais na Basílica de Maria Auxiliadora.

O grupo teve a oportunidade de visitar o quarto e os ambientes usados por Dom Bosco e de permanecer em oração junto ao altar dos fundadores.

A Celebração Eucarística, que teve os cantos animados por 100 alunos da Escola Maria Auxiliadora de Turim 27, foi presidida por Dom Thomas Menamparampil. Na homilia, ele recordou “a centralidade de Cristo na vida consagrada e a atenção ao Espírito Santo que ilumina e reanima o caminho. Em seguida, desejou que as FMA sejam sempre mais conscientes que viver com fé, testemunhando com a própria vida Jesus caminho, verdade e vida, produz mudanças na Igreja e na sociedade. Esta é a grande certeza ao final dos Exercícios Espirituais”.

Depois da Missa, o Conselho geral se colocou junto ao altar de Dom Bosco, e Madre Yvonne rezou assim: «Vindas dos 5 continentes e de 94 nações, aqui estamos diante de ti, Dom Bosco, para revigorar a força do Da mihi animas que tu nos deixaste como a mais preciosa herança. Somos monumento vivo do teu agradecimento a Maria Auxiliadora, inspiradora, guia, mestra e pedra angular de todas as nossas comunidades espalhadas pelo mundo. Nela, Mãe e auxílio poderoso, redescobrimos a nossa identidade de Filhas. Te pedimos, por sua intercessão, para abençoar a nossa Assembleia capitular na busca apaixonada da vontade do Senhor no que diz respeito ao nosso Instituto, para ser verdadeiramente hoje, com os jovens, casa que evangeliza».

Em seguida, a Madre e as Irmãs do Conselho, com os celebrantes, se reuniram diante do altar de Madre Mazzarello e, juntamente com as Capitulares, pediram-lhe para “sustentar as FMA no caminho da santidade a fim de levá-las ao corajoso dom de si e para fazer com que as jovens possam reconhecer o quanto é belo entregar-se a Deus”.

Por fim, confiaram a Madre Mazzarello o CGXXIII manifestando um pedido: “serem confirmadas na certeza de que o Instituto pertence a ela, dar-lhes esperança, abandono confiante na providência, fidelidade a cada instante que lhes é concedido viver”.

De tarde, às 14h, as Capitulares foram à Nizza. Ali foram acolhidas pelos jovens da Escola que, por grupos linguísticos, as acompanharam aos lugares onde Madre Mazzarello viveu os últimos anos de sua vida, que foram anos ricos de ensinamento pois foi justamente de Nizza que escreveu quase todas as suas cartas às FMA na Itália e na América, que constituem hoje uma fonte de espiritualidade para o Instituto.

O retorno para Mornese aconteceu no início da noite.

veja mais fotos

Fonte: Redação