senha

XXIII CG - Último Dia de Retiro

em 16/09/2014 | 00h00min

XXIII CG - Último Dia de RetiroHoje (16/09) é o último dia dos Exercícios Espirituais em Mornese, amanhã 17 de setembro,  as Capitulares irão em peregrinação a Turim-Valdocco e a Nizza Monferrato. Para este último dia de reflexão e silêncio, Mons. Thomas Menamparampil convidou a aprofundar a temática da evangelização partindo daquilo que a evangelização não é: «Não é uma ameaça à herança cultural de uma comunidade, às identidades étnicas, à herança nacional, às sãs tradições, à diversidade antropológica, à sabedoria antiga, aos vínculos herdados, e à parentela ou consanguinidade. (…) Cristo vem para afirmar e levantar, completar e aperfeiçoar, curar e fortalecer, não para danificar ou destruir, denunciar e descarrilar, negar e contestar as coisas de valor».

Constatando que quem atua na evangelização sempre deve confrontar-se com culturas e mentalidades diferentes, afirma  Mons. Thomas: «Devemos permitir que pessoas e comunidades sejam diferentes; e precisamos de abordagens diferentes para educar as pessoas na fé».

Continuando a sua meditação Mons. Thomas diz: «A evangelização é a mão estendida por um amigo amoroso para ajudar; é uma palavra de coragem e tranquilidade de um irmão/irmã que se interessa. É um privilégio ser chamados para ajudar neste serviço, e fazê-lo como Jesus; porque Jesus é a mensagem. (…) A primeira coisa a ser feita, se estamos realmente zelando pela evangelização, é entrar na vida das pessoas. Não podemos organizar este importante trabalho permanecendo fora, a distância».

Também Dom Bosco sabia entrar na vida das pessoas: jovens, crianças, famílias; pelas ruas, nas casas, em todas as situações da vida. «Se vocês querem ser boas missionárias – exorta o arcebispo – devem envolver-se na vida das pessoas, felizes por poderem acolhê-las em sua casa, fazê-las sentir-se em casa. Vocês serão igualmente felizes ao visitar as pessoas em suas casas, dialogar com elas, discutir assuntos de interesse comum; estarão interessadas em seus filhos e sua educação; em seus campos e colheita, em seus problemas econômicos, suas incertezas, tensões domésticas e em sua busca de paz, em seus problemas espirituais e aspirações religiosas. A sua conversa poderá entrar em níveis mais profundos, em questões de autoconhecimento e sobre a presença de Deus em suas vidas. É nestes momentos que Deus revela o seu rosto surpreendente a pessoas e comunidades novas. E os milagres acontecem».

«Aprendam a falar a todos  – continua – com um vocabulário que possam entender. (…) A evangelização retrata a bondade amorosa de Deus que alcança os indivíduos e as comunidades. (…) A missão salesiana específica é construir o futuro dos jovens, especialmente dos mais desfavorecidos, e assim assegurar um futuro para as novas gerações. Na realidade trata-se de construir o destino de toda a humanidade».

As Capitulares, antes do Boa-Noite da Madre, agradeceram Dom Thomas e a comunidade dos Mazzarelli pela bonita experiência destes dias.

A Madre agradeceu a cada uma das Capitulares pela docilidade ao Espírito, pela abertura de coração e pelo desejo de viver plenamente o clima de Mornese. E concluiu: «Voltamos dos Exercícios com esta certeza: Deus não abandona os seus filhos; Deus nos precede, Deus nos acompanha, Deus nos espera nos jovens, nos pobres, no rosto de todos aqueles que encontramos no nosso caminho. Que nós os tornemos participantes da Vida Nova que Ele nos transmitiu.

Maria Auxiliadora nos ajude a decifrar o que Deus quer de nós, a que coisa Ele está nos chamando neste momento e como ser FMA, verdadeiras filhas suas, e por isso geradoras de vida!»

Fonte: Redação