senha

INSG/Macaé Investe na Parceria "Família e Escola"

em 15/09/2014 | 00h00min

INSG/Macaé Investe na Parceria "Família e Escola"

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo criou o Projeto “Parceria Família e Escola”. A iniciativa foi elaborada pelo Serviço de Apoio Psicológico, com as equipes pedagógicas, como forma de trabalhar as relações entre a família e a escola e possibilitar a escuta e a compreensão das diferenças. Segundo a Psicóloga Camila Villela Faria, que coordena o departamento, o projeto quer ser uma resposta aos desafios que a educação vem enfrentando hoje, face às novas realidades sociais, culturais e familiares, o que tem repercutido no desenvolvimento e formação das crianças e jovens e incidindo diretamente no contexto escolar, no processo de desenvolvimento e aprendizagem e nas relações entre professores, alunos, pais e escola. De acordo com ela, para enfrentar tais desafios, é imprescindível uma boa relação entre a família e a escola.

A psicóloga alerta que a sociedade vivencia, com frequência e intensidade cada vez maiores, dificuldades de comportamento sociais, emocionais e de aprendizagem. Aponta a parceria entre a família e escola para que a formação dos alunos seja bem sucedida.

Para isso, a escola tem convidado os pais e responsáveis para encontros temáticos, dos quais participam também os diretores, os respectivos coordenadores e a psicóloga. Entre os assuntos tratados até agora estão: “Os Desafios da Relação Pais e Filhos” e “Ajudando seu filho a ser protagonista de seu aprendizado”.

Outra ferramenta que a instituição disponibilizou é o atendimento de orientação aos pais, que consiste em atendimentos individuais, em situações emergenciais, para orientações quanto à relação pais e filhos; ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente; e ao relacionamento com a escola, sendo realizados encaminhamentos para profissionais externos, quando necessário.

Fonte: Redação