senha

Mensagem da Madre na Festa do Instituto

em 05/08/2014 | 00h00min

Mensagem da Madre na Festa do Instituto FELIZ DIA!

A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Yvonne Reungoat, nesta ocasião, enviou sua mensagem augural a todas as FMA do mundo:

«Queridas irmãs,

venho a vocês no dia em que celebramos o aniversário de fundação do Instituto, ocorrida há 142 anos.  Neste ano a festa assume um tom de maior intensidade, porque precede de poucos dias o início oficial do ano Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, Fundador do nosso Instituto juntamente com Madre Mazzarello.  O dia 5 de agosto representa, para nós, como que uma porta que se abre sobre este ano de celebrações, como uma etapa luminosa de graça e de louvor a Deus.

A ocorrência de hoje traz outra vez à mente o discurso de Dom Bosco às primeiras professas FMA. Convido-as a reler o texto: ele nos falará de maneira nova do “sonho” do Fundador sobre o nosso Instituto.

 Das palavras de Dom Bosco, pronunciadas naquela circunstância, podemos perceber sua ideia original ao dar vida a uma nova Família religiosa na Igreja.

Deixemos que o coração exulte de gratidão a Deus por ter doado à Igreja, à Congregação Salesiana, ao nosso Instituto e a toda a Família Salesiana um Pai Fundador Santo.  O carisma que o Espírito Santo lhe cofiou suscita hoje ainda simpatia e admiração em toda parte, também nas pessoas pertencentes a outras confissões religiosas, como atesta a passagem da urna.
Gostaríamos também de agradecer diretamente a Dom Bosco por ter ele acolhido o chamado de Deus e de Maria Auxiliadora para fundar o nosso Instituto e por ter assumido com coragem todo o cansaço que tal fundação comportava. Ele soube reconhecer em Maria Domingas Mazzarello o germe de santidade presente nela e manifestou, em relação a ela, uma confiança ilimitada.  Do encontro espiritual entre nossos santos Fundadores brotou uma grande comunhão carismática.  
Penso que a melhor celebração do evento bicentenário seja a de acolher o apelo para renovar a fidelidade à identidade carismática do Instituto, tanto em nível pessoal, como comunitário, a ponto de ser expressão do agradecimento de Dom Bosco a Maria Auxiliadora.  Maria é casa para a humanidade.  Olhando para Ela, poderemos nos tornar, juntamente com os jovens, casa que evangeliza e tornar verdadeiras, com nossa vida, as palavras: “Esta é a minha casa, daqui sairá minha glória”.

  Desejo que este ano assinale para todas o compromisso de maior fidelidade a Deus e à missão educativa, mediante uma presença mais intensa e real em meio aos jovens, especialmente os mais pobres.  O compromisso renovado pela missão será assim expressão de nosso reconhecimento a Deus e a Dom Bosco, no clima do Capítulo Geral XXIII, tempo de graça e de renovação.  As jovens e os jovens do mundo todo desejam encontrar em nós Filhas de Maria Auxiliadora que caminham ao lado deles rumo à santidade salesiana.

Na circular coral nº 947, fizemos o convite de viver o CG XXIII como oportunidade significativa para avaliar a nossa fidelidade a Dom Bosco, solicitando a refletir se estamos realizando o seu “sonho” e interrogando-nos sobre o que podemos fazer para que resplandeça hoje aquele Monumento vivo de agradecimento à Auxiliadora, ideado por ele ao fundar a nossa Família religiosa.  O obrigada a Maria, continuamente renovado, pede que sejamos com Ela, mulheres do Magnificat!

No Instituto atualmente há 4 Inspetorias e 82 comunidades cujo Patrono especial é Dom Bosco.  É desejável que o bicentenário possa ser  celebrado com atenções especiais nestas realidades, envolvendo o maior número de pessoas e intensificando a oração pelas vocações.  Hoje também Dom Bosco continua a atrair as novas gerações e quer partilhar com elas o seu sonho e a sua missão. Desejo que, não somente nessas comunidades, mas em todas as comunidades educativas do mundo salesiano o espírito de Dom Bosco, sintetizado no lema da mihi animas cetera tolle e no Sistema Preventivo, encontre colaboradores, colaboradoras atentos a atualizá-lo no hoje.  
Parece-me importante, neste propósito, agradecer àquele que representa ao vivo Dom Bosco, como seu décimo Sucessor: o Reitor Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.  Em continuação com Pe. Pascual Chávez Villanueva que o precedeu nesta missão, ele solicita toda a Família Salesiana a viver como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens, a assumir vitalmente sua herança espiritual, a cultivar um coração pastoral para ir ao encontro dos jovens, sobretudo dos mais pobres.
Nesta ótica, juntamente com os Salesianos, se poderia refletir ao longo do ano sobre como podemos aprofundar a espiritualidade juvenil salesiana e como relançá-la, juntamente com os jovens, para outros jovens.  Convido-as a despertar a criatividade para avaliar como assumir, com consciência renovada, a herança carismática de Dom Bosco, hoje, definindo passos concretos e comunicando-nos as iniciativas.

Maria Auxiliadora, colaboradora do Espírito Santo no suscitar o carisma salesiano, nos ajude e nos acompanhe no caminho!  Ela bendiga o nosso Instituto e toda a Família Salesiana, as comunidades educativas e, nelas, os jovens, pupila do coração de Dom Bosco.  Agradecemos a Ela porque estamos certas de que Ela passeia continuamente em cada uma de nossas casas.

Desejo a todas uma bela festa do dia 5 de agosto: de Mornese me sinto particularmente unida a vocês.
Saúdo a vocês com muito afeto e agradeço a todas as irmãs que me enviaram seus votos para esta ocasião».

Fonte: Redação