senha

FSMA e INSG/Castelo realizam: X Semana de Química, I Semana Científica e I Jornada das Engenharias da FSMA

em 27/05/2014 | 00h00min

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) E O Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) realizaram, em parceria, a X Semana de Química, a I Semana Científica e a I Jornada das Engenharias da FSMA.

O evento aconteceu de 12 a 16 de maio, com o objetivo de disseminar o conhecimento e promover o aprendizado. Na programação, palestras, mini-cursos, visitas técnicas e atividades práticas.

A abertura oficial, na segunda-feira, dia 12, teve a presença da Diretora FSMA e INSG, Ir. Rosa Idália, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o público pode assistir a palestra sobre “Panorama atual de desenvolvimento local e nacional para a área da ciência e tecnologia”, com o Consultor TIC em Mercados, Gustavo Miguelez.

No mesmo dia, foram realizados mini-cursos com os seguintes temas: “Introdução ao uso de planilhas eletrônicas na Química e na Engenharia”,  ministrado pelo Coordenador da FSMA e Engenheiro da Petrobras, Warlley Antunes; “Campeonato de programação em “linguagem C”, ministrado pelo Professor FSMA, Anderson Poltranieri e pelo Professor do ETEC e da FSMA, Rafael Borgate; e “Métodos eletroquímicos aplicados ao estudo da corrosão”, com o Doutorando em Engenharia Química (Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos – EQ/UFRJ) e Mestre em Bioquímica (IQ/UFRJ), Rodrigo de Siqueira Melo.

Na terça-feira, dia 13, foram realizadas as palestras: “Aplicações de materiais compósitos (PRFV) – Plástico reforçado com fibra de vidro”, proferida pela Engenheira de Petróleo Plena da Petrobras, Eline Terezinha Antunes de Souza Paes; e “Corrosão em Estruturas Marítimas Offshore”, proferida pelo Engenheiro de Petróleo da Petrobras, Especialista em proteção anticorrosiva da Petrobras, Álvaro Antônio Terra Martins da Silva.

Além das palestras, foram realizadas visitas técnicas na Foz do Brasil, em Rio das Ostras, e na CEDAE, em Macaé.

 
Na quarta-feira, dia 14, o tema da palestra foi “Ensaios não destrutivos”, apresentado pelo Técnico de Inspeções e Instalações Senior da Petrobras, Júlio César Sarcinelli Vervloet.

Também nesse dia foram realizadas visitas técnicas na Petrobras (LF-Imbetiba e Lab. Rochas Imbetiba) e ao Parque dos Pássaros,e m Rio das Ostras.

Na quinta-feira, dia 15, houve apresentação de banners, na área de convivência do bloco C, com a participação do Programa de Iniciação Científica - ETEC e FSMA.

No último dia do evento, foram realizadas visitas técnicas na Saybolt Concremat  e EDF Norte Fluminense.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos