senha

Estreia 2019

em 07/08/2018 | 00h00min

Estreia 2019

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, liberou hoje, 13 de julho, a Apresentação da Estreia para 2019. “Trata-se de uma grande oportunidade para oferecer alguns apontamentos para desenvolver o tema. Não há outro elemento pastoral que o Reitor-mor ofereça, em nome de Dom Bosco, a todo o mundo salesiano”. O título que acompanhará a caminhada no próximo ano é: “Para que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11) - A santidade é também para você.

O padre Artime sublinha também que, embora caiba ao Reitor-mor preparar e apresentar o texto todos os anos, esta Estreia “é fruto de um diálogo na Consultoria Mundial da Família Salesiana (FS), que felizmente e por graça tem muito a ver com isso neste momento eclesial do Sínodo, e também com o último apelo que o documento do Sínodo lança acerca do tema da santidade”.

O documento que foi apresentado hoje ao mundo salesiano é composto por nove parágrafos. No sétimo, o Reitor-mor destaca uma realidade essencial da santidade através de uma pergunta: “Que quer dizer ‘A santidade é também para você?’”. É um tema apaixonante o oferecido por essa pergunta: e é ainda mais entusiasmante a resposta dirigida a cada um dos membros da FS: “A santidade não é um ‘a mais’ facultativo e um objetivo só para alguns. É a vida plena, segundo o projeto e o dom de Deus. É, portanto, uma caminhada de humanização”.

A santidade cotidiana tornou-se realidade nas vidas em plenitude no carisma salesiano. Somos assim convidados a não esquecer que no decurso da história a santidade salesiana se tornou visível com nomes próprios: Zeman, Stuchlý, Lustosa, Zatti, Srugi, Sandor, Lunkenbein e Simão Bororo, Comini, Ana María Lozano, Laura Vicunha, Alexandrina Maria da Costa, entre muitos outros e outras…

O padre Fernández Artime prossegue afirmando que a apresentação da Estreia 2019 “é uma oportunidade magnífica para pôr-se em sintonia com o apelo que o Santo Padre dirige na Exortação Apostólica ‘Gaudete et exsultate’, que tem muito a ver com o nosso carisma salesiano. Dom Bosco neste sentido foi um grande mestre, pela capacidade de inspirar e de acompanhar os seus meninos pelos caminhos da santidade cotidiana”.

“O importante é ‘ser’ santos, não ‘ser declarados’ tais – enfatiza o Reitor-mor. Os santos canonizados são como uma fachada de igreja. Entretanto, uma igreja não é só a fachada: contém muitos outros tesouros, preciosos e invisíveis, em seu interior”.

A apresentação completa da Estreia 2019 está disponível no site da Congregação: www.sdb.org

Fonte: Redação