senha

Semana da Consciência Negra no PCJ

em 01/12/2015 | 00h00min

Semana da Consciência Negra no PCJ

A semana da consciência negra no Projeto Crescendo Juntos – PCJ, em Belford Roxo, aconteceu do dia 23 ao dia 27 de novembro,  e teve como objetivo valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes na escola, comunidade, projeto ou em qualquer lugar em que estejam inseridos, promovendo a reflexão e resgatando a identidade e luta do povo negro, reconhecendo alimentos, receitas, objetos,  vestimentas e arte  de origem africana.

No primeiro dia, foi trabalhado a beleza, onde voluntários e equipe de educadores cuidaram do cabelo e unha dos educandos. E como cardápio: Canjiquinha com frango que estava delicioso e fez a alegria da criançada.

Neste mesmo dia aconteceu a abertura da semana com o professor Stevie que trabalhou com os educandos as músicas “Sou eu negro lindo” e o “Canto do Negro” que homenageiam a luta do negro. O professor acrescentou às músicas movimentos de ginástica com todas as crianças.

A direção do projeto, representada pelas irmãs Maria Rita e Rita Cristina,  falou da importância de se comemorar a Consciência Negra, a bandeira que o tema levanta e o que anima em cada um de nós.

No segundo dia houve o testemunho de duas pessoas negras que conseguiram através de suas lutas, vencer na vida: o Sr. Cláudio que deu um testemunho emocionante de sua saída da Bahia, aos 12 anos para o Rio de Janeiro e de como conseguiu se profissionalizar e hoje ser referência na área da serralheria. Inicialmente foi morar na casa de um tio e que sofria pré-conceito até da parte de seus primos, não somente pelo fato de ser negro, mas principalmente por seu sotaque nordestino.  Com tudo isso, Sr. Cláudio venceu e conquistou seu objetivo no mercado de trabalho. Outro testemunho foi o da jovem Meirielen ,ex- aluna do PCJ e que hoje faz  Faculdade. Partilhou com as crianças o quanto o projeto foi importante no seu processo de conscientização e a maneira com que ela se tornou uma universitária para orgulho de toda a sua família. Passou por várias situações de preconceitos, principalmente na Universidade, quando a maioria de sua sala é branca, e apenas 04 negros; porém está vencendo essas barreiras diariamente, se aproximando e interagindo com todos, independente da sua cor de pele. Através de sua inciativa e gesto de coragem, está sendo exemplo e motivando outros jovens de sua cor.

No terceiro dia os educandos assistiram o filme “Kiriku e a feiticeira”.  

No último dia, as Irmãs Maria Rita e Rita Cristina conversaram com os educandos sobre a missão das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA – no mundo, em especial na África, utilizando fotos e vídeos. Em seguida as crianças fizeram uma homenagem às irmãs, abraçando-as e cantando a música “Mais que amigos”. Para finalizar foi realizado um aulão de Capoeira com o Mestre Gigante e a educadora Cristiane, seguido de uma deliciosa “feijoada”.

veja mais fotos

Fonte: Redação