senha

Grupo de Pesquisa Reúne Especialistas e Estudantes na Católica Salesiana

em 28/05/2020 | 00h00min

Grupo de Pesquisa Reúne Especialistas e Estudantes na Católica Salesiana

Com o objetivo de incentivar a pesquisa científica e promover a relação teórico-prática na produção científica, o Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Interfaces (GPPSI) – “Tecendo Ideias”, formado por alunos e professores da Faculdade Católica Salesiana e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Oncologia (GEPEOn – formado por psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionista e médicos) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé) estão mantendo encontros online, por meio de palestras e estudos de pesquisas bibliográficas.

As rodas de conversas online do “Tecendo Ideias” estão sendo realizadas pela plataforma Microsoft Teams aos sábados, a cada quinze dias. Dentre os estudos desenvolvidos neste período estão as questões de saúde pública, psicologia hospitalar, psicologia e saúde mental e legislação com foco na Pandemia do Corona Vírus, com profissionais de saúde convidados.

A primeira roda de conversa desta série ocorreu no último Sábado (16 de Maio), com a participação da enfermeira, professora doutora titular da Universidade Federal Fluminense, membro da rede Unida e coordenadora do NUPGES/CNPq, Ana Lúcia Abrahão. O debate girou em torno do tema "Cuidar da existência e resistir nos cuidados em tempos de pandemia".

Criado em 2018, o “Tecendo ideias” desenvolve uma série de atividades de pesquisa e de prática. Além dos encontros que aconteciam presencialmente, existe ainda o Projeto "Espiritualidade e Esperança no ambulatório de Oncologia do Hospital São João Batista em Macaé", que por ocasião da pandemia estão suspensos. Diante disso, começaram as reuniões online, com temas que visam enriquecer ainda mais os estudos desenvolvidos pelos alunos, ex-alunos e profissionais, entre eles: cuidado em saúde e subjetividade; cuidados paliativos e intermediários; psicoterapias; psicanálise; morte e finitude; entre outros temas.


Fonte: Redação