senha

Feira Literária Interna do Castelo (FLIC)

em 08/11/2016 | 00h00min

Feira Literária Interna do Castelo (FLIC)

Incentivar a leitura crítica, estimular o diálogo, a produção e a pesquisa e a autoria. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária do Castelo (FLIC) realizada pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio com a participação ativa do 9º ano do Ensino Fundamental no dia 27 de outubro.

Durante toda a manhã, eles receberam visitantes nos stands temáticos, onde conversaram sobre os livros e promoveram atividades interativas. 

- A feira é um trabalho de autoria, que possibilita o contato direto entre alunos, professores, pais e demais convidados, para a apresentação do resultado de todo o processo desenvolvido com os alunos ao longo do ano letivo: leituras, reflexões, análises, vídeo, música, entre outras atividades - explicou a Professora Aparecida Alves de Araujo, que idealizou o projeto ao lado do Professor Moacyr Macedo.

As leituras deste ano foram embasadas teoricamente pelos filósofos Jean-Jacques Russeau, Imamanuel Kant e Michel Foucault, para abordagem crítica e ampliação do conhecimento.

- As leituras e análises dos livros lidos resultaram na criação de um novo enredo, capaz de reunir duas obras em um vídeo com texto, atuação e edição feitos pelos próprios alunos – explicou a Professora.

Da junção de “Divergente” (Verônica Toth) com “Admirável Mundo Novo” (Aldus Huxley) surgiu “Admirável Mundo Divergente” (1º ano A). Já as obras “Todo Dia” (David Levithan) e “Os Miseráveis” (Victor Hugo) resultaram no vídeo “O outro lado da Moeda” (1ºano B). E “Meu pé de Laranja Lima” (José Mauro de Vasconcelos) e “O Pequeno Príncipe” (Antoine de Saint-Exupéry) deram origem ao vídeo “Invisível” (1º ano C).

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ficaram responsáveis pela obra “A Menina que roubava livros” (Markus Zusak), sobre o qual realizaram um trabalho de análise, crítica e troca de ideias a respeito das obras lidas.

O projeto:

A FLIC é a culminância de um projeto desenvolvido ao longo do ano letivo de forma interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia e Filosofia, a fim de possibilitar a ampliação da interpretação, leitura de mundo, formas de comunicação e o repertório cultural dos alunos. As atividades são divididas em etapas que vão do estímulo e preparação do aluno até a organização da feira.

Nos primeiros e segundo semestres, foram realizadas atividades de estímulo à leitura crítica e engajamento nas questões sociais: debates, leitura de clássicos da Literatura, da Filosofia e da Sociologia, produção de textos e apresentações contextualizadas. No segundo, uma atividade interativa entre aluno e sociedade, que neste ano foi uma Cantata em homenagem ao músico e compositor macaense Benedito Lacerda, em comemoração ao centenário do samba; além da criação da fanpage Rádio e Poesia, destinada à troca de informações sobre os autores que foram trabalhados ao longo projeto. No terceiro, foram desenvolvidas comunidades virtuais associadas às temáticas das obras escolhidas, produção de vídeos e organização geral da Feira Literária.

veja mais fotos

Fonte: Redação